
Dez mil pessoas participaram do Xll Manifesto LGBT+
A concentração foi na Praça Encontro das Águas, na orla de Jacaraípe, Serra.
02 de dezembro de 2019
Um “mar de gente” lotou a orla da praia de Jacaraípe nesse domingo (1º), durante o XII Manifesto LGBT+ de Serra. Segundo estimativa da organização, mais de dez mil pessoas participaram do manifesto pacífico. O evento foi uma realização da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) e do Fórum LGBTI de Serra.
Combinando diversão, cultura e conscientização, e sob o tema “Seja Diversidade, seja cor, seja luta”, o manifesto teve concentração na Praça Encontro das Águas, no início da orla de Jacaraípe, às 15h. De lá, seguindo um trio elétrico, as pessoas cantavam, dançavam e gritavam palavras de ordem, enquanto acompanhavam a apresentação da artista Aysha Pink, que foi a mestre de cerimônias.
O evento contou com diversas apresentações culturais e artísticas, como dos DJ's Thiago Moreira, Luy, Zamperlini, Becy e Matheus Sena. Os destaques foram para as apresentações da Dookie Petry, vencedora do Prêmio Top Drag 2019, e da cover da artista Pabllo Vittar, além de shows musicais com Matheus Anísio e Laila Orlande, e do grupo de dança Motumbaxé. O evento acabou no horário previsto, às 22h.
Madrinha do XII Manifesto LGBT+ da Serra
A secretária de Direitos Humanos e Cidadania de Serra, Lourência Riani, foi intitulada "Madrinha do XII Manifesto LGBT+ de Serra", e recebeu uma homenagem prestada pela presidente do Fórum LGBTI de Serra, Layza Lima. “Para mim, esse título representa um compromisso que sempre tive com a causa LGBTI. Agradeço todo o empenho e articulação das secretarias envolvidas nesse trabalho. É uma honra ser lembrada dessa forma”, disse Lourência.
Luta pela igualdade
A secretária de Direitos Humanos e Cidadania também destacou que Serra mantém o compromisso com a luta pela igualdade.
“Esses eventos são oportunidades para discussão e de proposição de ações para prevenir e combater o preconceito, a discriminação e a exclusão social a que essas pessoas estão submetidas em função de sua orientação sexual ou de sua identidade de gênero”, afirmou Lourência.
O XII Manifesto LGBT+ faz parte da Semana de Cidadania LGBT+ de Serra, que realiza diversas ações abertas à participação popular e também conta com a participação de diversas secretarias municipais e do Fórum LGBT de Serra, que é composto por membros da sociedade civil e do poder público.