CULTURA
Atelier Homero Massena inicia oficinas de artes visuais
Vila Velha vai iniciar a primeira oficina de artes visuais do projeto Atelier Homero Massena.
Em 18/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Adessandro Reis/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha
A oficina segue com encontros às terças e quintas-feiras, com exceção dos feriados, totalizando oito aulas com duas horas de duração cada, ao longo de um mês e meio.
A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Vila Velha inicia nesta quinta-feira (18), às 19 horas, a primeira oficina de artes visuais do projeto Atelier Homero Massena. As atividades acontecem na Casa Amarela, na Prainha, e integram a nova fase das ações formativas em artes plásticas no município.
As inscrições gratuitas para o projeto ocorreram entre 12 e 26 de setembro e resultaram na seleção de 12 alunos, entre artistas, estudantes e interessados em artes visuais.
A oficina segue com encontros às terças e quintas-feiras, com exceção dos feriados, totalizando oito aulas com duas horas de duração cada, ao longo de um mês e meio. Nesta primeira edição, o tema trabalhado é a arte em mosaico, conduzida pelo artista plástico e mosaicista Celso Adolfo Salles, com atuação em projetos culturais e produção de obras em mosaico no Espírito Santo, incluindo intervenções em espaços públicos.
A aula inaugural do projeto foi realizada na terça-feira (16), no Museu Atelier Homero Massena, reunindo os alunos selecionados para apresentação da proposta formativa e do cronograma de atividades.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Roberto Patrício Júnior, o projeto estabelece relação direta com a trajetória de Homero Massena enquanto formador.
“O Atelier Homero Massena retoma o ateliê como espaço de formação artística e circulação de conhecimento, fortalecendo a memória cultural e a identidade local”.
O Museu
Criado em 1986, o Museu Atelier Homero Massena funciona na antiga residência do artista e de sua esposa, Edy, onde viveram entre 1951 e 1974. O espaço reúne pinturas, objetos pessoais e obras de artistas capixabas e é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.
Homero Massena teve papel central na formação artística do Espírito Santo. Fundou a primeira Escola de Belas Artes do estado, posteriormente incorporada à Universidade Federal do Espírito Santo, e realizou a pintura da cúpula do Teatro Carlos Gomes, em Vitória. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Artistas se apresentam com orquestra no musical de Natal
> Serra recebe oficina da Orquestra Brasileira de Cantores Cegos
> Planalto Serrano recebe 1ª Pontões de Cultura da Serra
> Theatro Carlos Gomes reabre após obra de readequação
> Papai Noel vai visitar bairros com espetáculo “O Mágico de Oz”
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET

















