CULTURA

Atelier Homero Massena inicia oficinas de artes visuais

Vila Velha vai iniciar a primeira oficina de artes visuais do projeto Atelier Homero Massena.

Em 18/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

A oficina segue com encontros às terças e quintas-feiras, com exceção dos feriados, totalizando oito aulas com duas horas de duração cada, ao longo de um mês e meio.

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Vila Velha inicia nesta quinta-feira (18), às 19 horas, a primeira oficina de artes visuais do projeto Atelier Homero Massena. As atividades acontecem na Casa Amarela, na Prainha, e integram a nova fase das ações formativas em artes plásticas no município.
 
As inscrições gratuitas para o projeto ocorreram entre 12 e 26 de setembro e resultaram na seleção de 12 alunos, entre artistas, estudantes e interessados em artes visuais.
 
A oficina segue com encontros às terças e quintas-feiras, com exceção dos feriados, totalizando oito aulas com duas horas de duração cada, ao longo de um mês e meio. Nesta primeira edição, o tema trabalhado é a arte em mosaico, conduzida pelo artista plástico e mosaicista Celso Adolfo Salles, com atuação em projetos culturais e produção de obras em mosaico no Espírito Santo, incluindo intervenções em espaços públicos.
 
A aula inaugural do projeto foi realizada na terça-feira (16), no Museu Atelier Homero Massena, reunindo os alunos selecionados para apresentação da proposta formativa e do cronograma de atividades.
 
Segundo o secretário municipal de Cultura, Roberto Patrício Júnior, o projeto estabelece relação direta com a trajetória de Homero Massena enquanto formador.

“O Atelier Homero Massena retoma o ateliê como espaço de formação artística e circulação de conhecimento, fortalecendo a memória cultural e a identidade local”.

O Museu
 
Criado em 1986, o Museu Atelier Homero Massena funciona na antiga residência do artista e de sua esposa, Edy, onde viveram entre 1951 e 1974. O espaço reúne pinturas, objetos pessoais e obras de artistas capixabas e é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.
 
Homero Massena teve papel central na formação artística do Espírito Santo. Fundou a primeira Escola de Belas Artes do estado, posteriormente incorporada à Universidade Federal do Espírito Santo, e realizou a pintura da cúpula do Teatro Carlos Gomes, em Vitória. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Artistas se apresentam com orquestra no musical de Natal
Serra recebe oficina da Orquestra Brasileira de Cantores Cegos
Planalto Serrano recebe 1ª Pontões de Cultura da Serra
Theatro Carlos Gomes reabre após obra de readequação
Papai Noel vai visitar bairros com espetáculo “O Mágico de Oz”

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET