TEMAS GERAIS

Corpo de Bombeiros completa 113 anos e ganha novas viaturas

O Corpo de Bombeiros completou 113 anos com formatura de sargentos e muitas homenagens.

Em 19/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/CBMES/Secom-ES

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, odos os bombeiros do Espírito Santo trabalham pelo bem dos capixabas.

A tarde de quarta-feira (17) foi de festa para o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES). A Corporação completou 113 anos de serviços prestados à sociedade capixaba e comemorou com uma solenidade, no Quartel do Comando Geral do CBMES, na Enseada do Suá, Vitória.

O evento foi marcado a formatura do Curso de Habilitação de Sargentos 2025, a entrega do cinto vermelho aos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd), a Formatura da Brigada 21 e a apresentação das novas viaturas da corporação, além da entrega das homenagens Prêmio Amigo do Bombeiro e Comenda Tenente Mário Francisco de Brito.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, odos os bombeiros do Espírito Santo trabalham pelo bem dos capixabas.

“Aproveito este momento para parabenizar todos os bombeiros do Espírito Santo que, com dedicação, trabalham pelo bem dos capixabas, muitas vezes colocando a própria vida em risco. Garantir boas condições de trabalho, com estrutura e recursos suficientes, tem sido um trabalho constante do Governo do Estado. As viaturas entregues hoje e a presença de uma turma de soldados em formação são um pequeno exemplo dos investimentos realizados ao longo dos últimos anos, com o objetivo de reestruturar não só o Corpo de Bombeiros, mas todas as forças de segurança do Estado.”

Os principais focos de atuação do Corpo de Bombeiros Militar estão ligados diretamente à prevenção contra incêndio e pânico, ao combate a incêndios e ao atendimento a emergências em desastres. Mas, não se resume a isso. A atuação da Corporação envolve diversas atividades como salvamento em alturas, atendimento pré-hospitalar, salvamento aquático e mergulho, atendimento a ocorrências de produtos perigosos, atividades de defesa civil, cursos e instruções, normalizações, vistorias, palestras, dentre outras.

O comandante-geral do CBMES, coronel Alexandre Cerqueira, lembrou que, hoje, a Corporação tem quase 100 alunos em preparação para se tornarem bombeiros.

“Hoje comemoramos mais um ano de serviços prestados à sociedade capixaba, com uma Corporação renovada e atualizada. Nosso governador Renato Casagrande e nosso vice-governador Ricardo Ferraço são gestores dedicados às necessidades da Segurança Pública, e isso passa pelo Corpo de Bombeiros. Temos orgulho de, numa data como a de hoje, ter quase 100 alunos em preparação para se tornarem bombeiros, ter uma turma de sargentos se formando, ter viaturas novas sendo entregues. Isso é comprometimento com o povo do Espírito Santo.”

Entregas e formaturas

No evento, foram apresentadas as novas viaturas de combate a incêndio, adquiridas pela Sesp com recursos oriundos de convênio federal e do Fundo Estadual de Segurança Pública, totalizando R$ 11,8 milhões em investimento. São quatro viaturas Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF) e três do modelo Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS).

Os ABTS’s serão empregados em ocorrências de combate a incêndios em áreas florestais e urbanas, acidentes automobilísticos, salvamentos terrestres e em alturas, entre outros tipos de ocorrências. Já os novos ABTF’s permitirão reduzir o tempo de atuação nos incêndios florestais; aumentar a qualidade do combate aos incêndios e prestar um serviço mais eficiente à sociedade capixaba.

A solenidade contemplou a formatura do Curso de Habilitação de Sargentos (CHS) 2025, que capacitou cabos do Corpo de Bombeiros para atuarem como sargentos, desempenhando atividades de chefia de guarnição, vistorias técnicas de edificações e áreas de risco, e, em auxílio aos oficiais, atuar na supervisão do efetivo, na instrução e na administração das Organizações Bombeiro Militar.

Também ocorreu a formatura da Brigada 21, um projeto pioneiro do CBMES em parceria com instituições de apoio e assistência que capacita pessoas com Síndrome de Down para atuarem como brigadistas eventuais. A turma de 2025 contou com 16 alunos, com idades entre 15 e 25 anos, atendidos pela Associação Cariacica Down.

Um dos momentos mais emocionantes foi a entrega do Cinto Vermelho aos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd). O ato simbólico representa o início oficial do Curso de Formação de Soldados, quando os alunos deixam o período de adaptação ao militarismo e passam definitivamente a estudar e praticar as disciplinas, instruções e operações referentes a atribuições e funções do Bombeiro Militar. (Com informações da Ascom do Corpo de Bombeiros Militar-ES)

Leia também:

Acesso à internet na primeira infância mais do que dobrou
Ales aprova Projeto de Lei contra a violência à advogadas
Guarda-vidas orientam banhistas para aproveitar praias
Detran|ES esclarece mudanças no processo de habilitação
Paraná sofrerá influência de área de instabilidade do Paraguai

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET