CIDADANIA
Vitória entrega melhorias habitacionais na Ilha do Príncipe
Prefeitura de Vitória entrega melhorias habitacionais a quatro famílias da Ilha do Príncipe
Em 26/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória
As melhorias habitacionais têm como objetivo elevar a qualidade das moradias da população de baixa renda, por meio de intervenções que resolvam problemas geradores de patologias, garantindo condições dignas, seguras e saudáveis de habitação.
A manhã da última terça-feira (23) foi marcada por mais um avanço nas políticas habitacionais de Vitória. Quatro moradoras do bairro Ilha do Príncipe receberam melhorias habitacionais em suas residências por meio do programa Casa Feliz e Segura, iniciativa da Prefeitura de Vitória que já beneficiou 289 famílias na capital.
O presente de natal chegou antecipado para Nilcéa Brumano, Nádia Santos, Marilza Lage e Elaine Cristina Andrade, todas cadastradas no programa em setembro de 2023. Após a análise da documentação e da situação socioeconômica, as famílias atenderam aos critérios estabelecidos pela legislação municipal e foram incluídas nas ações de melhorias.
Nilcéa, de 61 anos, que reside com a filha e a neta de oito meses, mora em um imóvel de quatro cômodos, localizado no segundo pavimento de uma residência na Rua Ormantino Rohr. A casa recebeu novos pisos, portas, pintura, instalação de pia na cozinha, além de reforço estrutural e corrimão na escada.
No terceiro pavimento do mesmo endereço, a residência de Nádia Cristina Santos, de 63 anos, passou por intervenções como recuperação dos beirais, impermeabilização, troca da madeira do telhado e instalação de nova calha, resolvendo problemas estruturais que comprometiam o imóvel.
Já a moradora Marilza Boy Lage, de 62 anos, teve a casa reformada com serviços de retirada de revestimentos deteriorados, correção de fissuras, lixamento e pintura da fachada, melhorando as condições de habitabilidade para ela e a filha, Suelem.
Tendo acesso à casa pela primeira vez após as obras de melhorias, a quarta entrega beneficiou Elaine Cristina Bernardo Andrade, de 46 anos, que vive com o filho Jackson. A residência recebeu reboco e pintura, nivelamento do piso com impermeabilização e aumento da altura do muro.
"É muito emocionante entrar na minha casa e sentir esse cheirinho de novo. Antes, quando chovia, molhava mais dentro do que fora o piso era grosso, a parede molhava, eu mal conseguia dormir tranquila. Hoje eu sei que pode chover que minha casa vai estar enxuta. Tenho muro, tenho privacidade, tenho segurança. Agora é só coisa boa daqui pra frente. Estou muito feliz e emocionada, porque sozinha eu não conseguiria. Sou grata a Deus e a todos que cuidaram da minha casa com tanto carinho. Agora é só alegria", disse Elaine.
Melhorias habitacionais:
As melhorias habitacionais têm como objetivo elevar a qualidade das moradias da população de baixa renda, por meio de intervenções que resolvam problemas geradores de patologias, garantindo condições dignas, seguras e saudáveis de habitação. Isso também ajuda a evitar que o imóvel chegue a um estado de deterioração irreversível, que poderia necessitar de uma reconstrução completa.
O projeto subsidia a execução de reparos e adequações essenciais nas residências de famílias de baixa renda, como chapisco, reboco, pintura, troca de portas e janelas, assentamento de pisos, reparo ou substituição de telhado, troca de caixa d'água e construção de banheiro. O programa atende famílias com renda de até três salários mínimos, residentes em Zonas Especiais de Interesse Social (ZIS), proprietárias ou titulares de imóveis localizados em áreas regulares e sem riscos graves à saúde ou à segurança.
Essas iniciativas têm como meta oferecer moradias dignas para famílias que precisam se deslocar compulsoriamente devido a intervenções urbanas, preservação ambiental, riscos estruturais ou geológicos graves, e áreas inadequadas para habitação. (Secom/PMV)
Leia também:
> Casa Feliz e Segura garante moradias a famílias de Vitória
> Projeto Procon Itinerante fecha o ano com saldo positivo
> Procon da Serra registra quase 27 mil atendimentos em 2025
> PMVV: Cantata de Natal acontece nos abrigos e albergues
> Viana reforça compromisso com a segurança alimentar
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












