CIDADE
Procon Cachoeiro oferece dicas para ceia de natal econômica
Veja quais as dicas do Procon de Cachoeiro para ter uma linda e econômica Ceia de Natal
Em 19/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
De acordo com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, o fornecedor não pode recusar o cumprimento da oferta.
É verdade que os preços dos alimentos têm oscilado bastante. Mas com planejamento, pesquisa e substituições, é possível economizar e garantir uma boa Ceia de Natal.
De acordo com o coordenador executivo do Procon de Cachoeiro, Ricardo Fonseca, recorrer ao auxílio de ferramentas como encartes e anúncios pode ajudar na economia. “O primeiro passo para quem quer economizar está no planejamento das compras. Para evitar gastos desnecessários, o consumidor deve fazer uma lista com os produtos que pretende adquirir”, orienta.
Com a lista de compras em mãos, a dica é pesquisar o preço dos produtos. Fique atento se o preço publicado no anúncio corresponde ao praticado no estabelecimento. De acordo com o Código de Proteção e Defesa do Consumidor, o fornecedor não pode recusar o cumprimento da oferta.
Uma outra forma de economizar está na substituição de um produto típico das ceias de fim de ano por outro menos consumido neste período. Interessante também é optar por produtos de marcas menos famosas, o que pode baratear a compra. Produtos importados podem tornar a ceia mais “salgada”.
No caixa, fique atento ao preço que está sendo cobrado pelo produto. Se for constatada divergência entre o valor cobrado e o anunciado nas gôndolas e encartes, o consumidor tem direito a pagar o menor preço pelo produto.
Atenção em dobro
Um cuidado especial deve estar relacionado às condições de higiene do estabelecimento e dos atendentes para evitar a compra de produtos contaminados, principalmente, com os produtos perecíveis, que podem evitar problemas, como doenças e intoxicações alimentares.
“É importante também sempre verificar a validade dos produtos e as informações contidas no rótulo, que devem trazer dados importantes como data de fabricação, prazo de validade, composição, peso, carimbos de inspeção, origem e fabricante/produtor”, frisa o coordenador.
As condições das embalagens também não podem passar desapercebidas. Elas não devem estar amassadas, rasgadas, enferrujadas, estufadas ou furadas, pois podem indicar a deterioração do alimento ou presença de insetos. Na compra de bebidas, verifique se o lacre não está rompido ou mesmo ausente e se a garrafa ou lata apresenta vazamento ou rachaduras. As carnes, aves e peixes também merecem cuidados especiais. A grande preocupação do consumidor deve ser com a higiene do local, procedência do alimento, sua aparência, cor e odores características, refrigeração e se o local foi devidamente inspecionado pelas autoridades sanitárias.
Para produtos vendidos a granel, verifique se há informações de validade, procedência, peso, quantidade. Verifique a aparência do alimento. Recuse produtos mal-acondicionados, verifique a presença de sujidades, mofo e não compre o produto se houver suspeitas sobre sua qualidade. Produtos alimentícios em geral deve sempre ter informações de procedência e validade.
Rastreio de preços
Assim como faz durante todo o ano com a cesta básica e o combustível, nesta época, o Procon de Cachoeiro divulga uma tabela com preços dos principais produtos que compõem a Ceia de Natal em estabelecimentos de Cachoeiro. Ela está disponível em: https://www.cachoeiro.es.gov.br/site-pmci/wp-content/uploads/2025/12/tabela-ceia-de-natal-ano-2025-1.pdf.
Conte sempre com o Procon!
O órgão de defesa do consumidor está sempre à disposição para auxiliar nas demandas dos consumidores durante o ano todo. Funciona de segunda a sexta, de 8h às 16h, na Rua Bernardo Horta, 204, Guandu. Quem preferir, pode agendar seu atendimento previamente através do site: https://agendamento.cachoeiro.es.gov.br/. Mais informações no telefone (28)3199-1710. (Secom/PMCI)
Leia também:
> Cariacica atua em bairros com limpeza e manutenção
> Procon divulga pesquisa de preços com produtos natalinos
> Cmei João Pedro de Aguiar, em Vitória, será reformado
> Guarapari inaugura novo CEMEI em Fátima Cidade Jardim
> Pesquisa do Procon aponta variação de preços na ceia
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET

















