CIDADE
Pesquisa do Procon aponta variação de preços na ceia
Pesquisa do Procon Vila Velha aponta variação de preços de até 159% na ceia de fim de ano
Em 17/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Freepik
Ao todo, foram analisados 106 produtos de marcas populares, considerando peso, tamanho e variação de valores.
Com a chegada das festas de Natal e Ano-Novo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Vila Velha, por meio do Procon Municipal, divulgou uma pesquisa de preços para ajudar o consumidor canela-verde a montar sua ceia de forma mais econômica. O levantamento foi realizado nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, em sete estabelecimentos comerciais do município.
Ao todo, foram analisados 106 produtos de marcas populares, considerando peso, tamanho e variação de valores. O resultado chama atenção: itens idênticos, da mesma marca, apresentaram diferenças expressivas de preço, chegando a uma variação de até 159% entre os locais pesquisados.
Um exemplo claro é o “Panettone com gotas de chocolate”, encontrado por R$ 14,90 em um estabelecimento e por R$ 38,59, em outro: praticamente três vezes mais caro.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, o levantamento do Procon Vila Velha fortalece o consumo consciente e protege o cidadão.
“Nosso papel é garantir informação de qualidade para que o consumidor faça escolhas mais inteligentes. A pesquisa de preços é uma grande ferramenta de cidadania e respeito ao dinheiro de quem trabalha duro o ano inteiro”, afirmou.
Segundo o superintendente do Procon de Vila Velha, Moisés Penha, a pesquisa sempre foi uma aliada direta do consumidor.
“A comparação de preços permite evitar gastos desnecessários, principalmente no período das festas de fim de ano, quando o consumo aumenta”, destacou.
Ainda de acordo com Moisés Penha, muitos produtos apresentaram diferenças médias entre 35% e 102% nos preços. A orientação é simples e eficaz: é preciso pesquisar antes de comprar, para conseguir economizar.
“Os valores podem sofrer alterações, mas a comparação prévia garante maior economia e melhor uso do orçamento familiar”, reforçou.
Confira a pesquisa completa com os preços dos produtos Clicando Aqui. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Feirão de renegociação de dívidas será na quarta (17), em Viana
> Prefeitura estabelece regras para as praias durante o Réveillon
> Praça Getúlio Vargas, em Vitória, é entregue reurbanizada
> Cariacica terá 1ª clínica veterinária pública do Espírito Santo
> Aracruz realiza reforma da ponte que dá acesso a comunidade
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET















