ESPORTE NACIONAL

1ª edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas será lançada nesta terça

O evento acontecerá na Tribuna de Honra do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

Em 23/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Brasília (DF) sediará nesta terça-feira (23) o lançamento da 1ª edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. Representantes indígenas dos cinco continentes, além de autoridades nacionais e internacionais participarão do evento que acontecerá no Estádio Nacional Mané Garrincha, em  Brasília (DF) às 18h30. 

Nos dias 24 e 25, os mesmos representantes estarão reunidos em Congresso Técnico, que vai definir as normas para realização dos jogos. O encontro marca o início da divulgação nacional dos Jogos, já anunciados no exterior. O evento foi apresentado ao mundo durante o Fórum Permanente sobre Questões Indígenas, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, pelo ministro do Esporte George Hilton, presidente do ITC, Marcos Terena, e prefeito de Palmas Carlos Amastha.

Os Jogos

A 1ª edição dos Jogos Indígenas é fruto dos resultados obtidos em eventos anteriores e surgiu a partir de um acordo firmado entre líderes estrangeiros de 17 países, desses 48 etnias nacionais e o governo federal por meio do Ministério do Esporte. A expectativa é reunir 1.150 atletas indígenas brasileiros, 1.100 atletas indígenas internacionais, 200 voluntários e 10 mil visitantes e turistas por dia.

Os Jogos serão realizados de 20 de outubro a 1º de novembro de 2015, em Palmas, Tocantins e faz parte de uma parceria entre o Ministério do Esporte, o Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC) com a participação da prefeitura municipal.

Entre os países já confirmados para o evento estão: Argentina, Austrália, Brasil, Colômbia, Canadá, Chile, Congo, Equador, Estados Unidos, Etiópia, Filipinas, Guatemala, Guiana Francesa, México, Mongólia, Nova Zelândia, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Rússia, Uruguai e Venezuela.

Fonte: Ministério do Esporte Jogos Mundiais Indígenas