CIDADANIA
12 de Junho: Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil.
Prefeitura realizará panfletagem para conscientização da comunidade vilavelhense.
Em 12/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Toda criança tem o direito de estudar e brincar! Essa é a ideia que a Prefeitura de Vila Velha quer espalhar nesse dia 12 de junho: Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil. O trabalho infantil é um grande problema social em todo Brasil. Muitas crianças deixam de ir às escolas ou têm o desempenho escolar prejudicado devido ao trabalho a que são submetidas.
Levando essa realidade em consideração e com o intuito de preservar os direitos das crianças vilavelhenses, a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Ministério Público do Trabalho realizará, nesta sexta-feira (12), um trabalho intenso de panfletagem para combater essa prática em nosso município. Serão três pontos de distribuição da cartilha informativa:
- Praça Duque de Caxias
- Rodovia Carlos Lindenberg
- Shopping Praia da Costa
De acordo com a gerente da Proteção Social Especial da Prefeitura de Vila Velha, Gorete Fraga, a ação faz parte da divulgação e consciência da prática ilegal. “Se essas crianças abandonam a escola ou dividem o tempo entre a escola e o trabalho, o rendimento escolar é muito ruim. Isso influencia no abandono escolar e na perda de saúde. O que sobra para elas são subempregos e o ciclo da pobreza continua sendo alimentado”, afirma.
A gerente explica ainda que as famílias das crianças são orientadas e os filhos são encaminhados para participarem dos contra turnos nas escolas ou das atividades oferecidas nos Centro de Referência de Assistência Social (Cras). “A família que recebe o Bolsa Família e tem o filho em condições de trabalho infantil pode perder o benefício”, finaliza.
O Brasil é pioneiro e referência na comunidade internacional no que se refere aos esforços para a prevenção e eliminação do trabalho infantil. Desde meados da década de 1990, o País assumiu oficialmente a existência do problema e declarou sua disposição de enfrenta- lo. A partir daí, o Governo brasileiro juntamente com trabalhadores, empregadores e sociedade civil vem implementando as disposições através dos instrumentos legais nacionais, além do desenvolvimento de políticas públicas específicas para a prevenção e eliminação do trabalho infantil.
Fonte: Secom/PMVV