SAÚDE

126 mil novos casos de câncer relacionados à obesidade no Brasil

Ao total, 600 mil brasileiros serão diagnosticados com câncer, segundo o Inca.

Em 01/09/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Os brasileiros devem ficar atentos em relação aos riscos trazidos pela obesidade. Isso porque, de acordo com estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca), 126 mil diagnósticos de câncer serão realizados até o fim do ano, no Brasil. O número é referente às pessoas que desenvolverão a doença por conta do sobrepeso e da obesidade. Atualmente, o câncer é a segunda doença que mais mata no Brasil.

A pesquisa ainda afirma que a previsão total de diagnósticos de câncer deve alcançar 600 mil pessoas em 2017, no país. Dentro desse número, a porcentagem de homens diagnosticados com a doença, com causa relacionada à obesidade, será equivalente a 22,4%, enquanto 21% será referente aos novos casos de câncer em mulheres.

De acordo com a oncologista da Medquimheo Layla Torres, a conscientização em relação aos perigos por trás de uma vida sedentária e de uma alimentação inadequada é uma forma de reverter a situação. "É necessário orientar a população sobre a importância de ter hábitos saudáveis no dia a dia. Além de melhorar a qualidade de vida, eles influenciam diretamente na prevenção de doenças, como o câncer", explica.

Um em cada cinco brasileiros é obeso

A Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde revelou que 18,9% dos brasileiros são obesos. Além disso, a pesquisa também indicou que um em três adultos brasileiros consomem frequentemente frutas e hortaliças. "O consumo de alimentos saudáveis ainda não é um costume na população brasileira, o que explica as altas taxas de obesidade, por exemplo", finaliza a oncologista.

(Foto: Reprodução/Internet)