NEGÓCIOS

18º Congresso Brasileiro de Comunicação, será em SP.

Encontro será realizado nos dias 26, 27 e 28 de maio no novo Centro de Convenções Rebouças.

Em 16/04/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Ao entrar no seu 18º aniversário, o Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa prepara-se para um novo salto de qualidade, buscando com isso consolidar seu papel de liderança e vanguarda na Comunicação Corporativa brasileira. Entre as várias mudanças programadas para o evento, a principal, segundo Eduardo Ribeiro, diretor da Mega Brasil, empresa que organiza o encontro, será a troca das receitas prontas, que valorizam os cases de sucesso, por um conteúdo de maior reflexão, que estimule o debate, amplie as fronteiras do conhecimento e contribua para consolidar e ressaltar o perfil estratégico da atividade . “Estamos entrando num novo momento na Comunicação Corporativa, em que cada vez mais a inteligência, a inovação e a inquietude são requisitos básicos para qualquer profissional da área” – diz Ribeiro. “E nesse contexto – ressalta – as receitas prontas, embora válidas, já não cumprem com o mesmo vigor seu papel. Mais do que ver o que deu certo e copiar, nossas equipes começam a ser desafiadas a pensar de modo cada vez mais plural, a serem criativas, ousar, alargar as fronteiras do conhecimento e dominar as múltiplas potencialidades que a comunicação oferece. E essa é a proposta do novo Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, que terá, na sua grade, seis minicursos e oito mesas redondas sobre temáticas que têm impactado de forma vigorosa o fazer e o pensar da atividade”.

Marco Rossi, também diretor da Mega Brasil, acrescenta que o evento em seus 17 anos tem como principal marca exatamente a renovação. “Sempre buscamos inovar, ousar e construir uma base sólida para o avanço e a evolução da atividade  – afirma, acrescentando: “Fomos, aliás, os primeiros a introduzir no segmento o conceito de tema-guia e as palestras simultâneas. Fizemos o Congresso 3 em 1, fundindo atividades da comunicação corporativa, pública e digital. Reunimos jornalistas escritores em rodas de conversa com os profissionais de comunicação. Realizamos desfile de moda, para introduzir no nosso universo o conceito de moda corporativa. Organizamos visitas técnicas às áreas de comunicação de grandes organizações. Durante anos organizamos a Feira da Comunicação Corporativa, permitindo que grandes corporações e agências de comunicação mantivessem um contato direto, corpo a corpo, com congressistas. Levamos ao evento dezenas de especialistas internacionais e também os mais importantes profissionais de comunicação do País. A eles muitas vezes juntamos personalidades de reconhecimento nacional, como empresários, políticos, cientistas, entre outros. Também organizamos shows, exposições fotográficas, jantares de confraternização, entre muitas outras atividades. Em cada ano, sempre uma coisa nova, inovadora, ousada”.

Agora, em 2015, segundo ele, essa característica de inovar constantemente, prosseguirá: “Eu diria até que isso vai se radicalizar, pois vamos de fato iniciar um novo ciclo, em que, mais do que olhar as fórmulas prontas, o objetivo é estimular nossos profissionais a pensar com mais profundidade na atividade e no seu próprio papel dentro dela, a refletir sobre os caminhos a percorrer, a entender as mudanças do mundo moderno e da própria comunicação”.

Dividido em jornadas, o 18º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, que ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de maio, no novo Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, tendo por tema central Rupturas e conexões da Nova Comunicação Corporativa, terá, entre conteúdo e efemérides, 21 atividades.

No primeiro dia acontece a Jornada dos minicursos, seis no total. Três deles ocorrerão simultaneamente pela manhã e os outros três, no período da tarde. Pela manhã são: Criatividade e inovação no ambiente corporativo, com Martha Gabriel (HSM Educação); As novas mídias – Quais são, o que buscam, onde estão e como se relacionar com elas, com Leandro Beguoci (F451 e Faap); e Como trabalhar de forma eficaz e impactante a comunicação – a sua e a de seus líderes e assessorados, com Claudia Colnago (FIA). Para o período da tarde foram programados: Monitoramento de riscos & processos de prevenção e gestão de crises, com Ciro Dias Reis (Imagem Corporativa);Redes sociais, mídias digitais, novas tecnologias de comunicação, dispositivos móveis – Como fazer comunicação corporativa digital e moderna, com Marcelo Coutinho (Terra e FGV); e Mindset Digital em Social PR: coloque o Digital no início e não no final das estratégias, com Daniel Rimoli (Edelman Significa).

O segundo será integralmente dedicado à Jornada de Debates e Reflexões, com oito mesas-redondas. No conjunto, entre debatedores e moderadores, elas reunirão 40 nomes do primeiro time da comunicação corporativa e áreas afins do País. Os temas em debate serão: A nova face e as novas fronteiras da Comunicação Corporativa, com as presenças já confirmadas de Paulo Marinho (Aberje e Itaú), Kiki Moretti (In Press Porter Novelli), José Luiz Schiavoni (S2Publicom) e Elisa Prado (ex-Tetra Pak e atual TV1 RP); Os novos paradigmas da Comunicação com os Empregados, com Hélio Muniz (McDonald’s), Silvio Celestino (ABRH – Associação Brasileira de Recursos Humanos) e Paulo Rovai (Comitê de Marketing do Alumini FGV); Crise de identidade? – Como construir reputação e vender melhor a atividade de Comunicação Corporativa, com Gaudêncio Torquato (GT Marketing e Comunicação), Renato Gasparetto (Gerdau), Luiz Lara (Lew'LaraTBWA) e Claudia Vassallo (CDI); Ética e transparência na atividade pública – utopia ou realidade?, com Eduardo Pugnali (Sebrae-SP), Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça (prefeito de Bauru), Everaldo Gouveia (Câmara Municipal de São Paulo) e Fábia Sacco (Observatório Social de Maringá); Comunicação de Governo e Cidadania Digital – Estratégias de ação do setor público nas redes, com convidados a definir; As novas gerações no comando – Quem são e o que pensam os jovens executivos da Comunicação Corporativa?, com Christian Marxen (Audi), Marcos Roberto dos Santos (Unisys) e Hugo Godinho (In Press Porter Novelli); A explosão da corrupção e seu impacto na reputação das organizações – Estamos perdendo essa guerra?, com convidados a definir; Comunicação Corporativa Made in Brazil – As perspectivas internacionais de uma atividade em ascensão, com Mário Laffitte (Samsung), Andrew Greenlees (CDN), Yacoff Sarkovas (Edelman Significa) e Ciro Dias Reis (Imagem Corporativa).

O terceiro e último dia do encontro terá no período da manhã o lançamento do Anuário da Comunicação Corporativa e o Fórum do Pensamento, que reunirá líderes da sociedade civil brasileira para debater o Brasil real e o Brasil dos sonhos. E, no período da tarde, aJornada das Conferências e a Jornada da Celebração. A Jornada das Conferências inclui a apresentação internacional de Kate Bullinger, da Weber Shandwick, sobre o tema O engajamento dos funcionários: Aproveitando a oportunidade em Employee Activism; e as apresentações nacionais de Pedro Luiz Dias (GM) sobre Comunicação e os Novos Tempos do Voluntariado, e de Caroline Carvalho Ergas (Banco Itaú), sobre Do futebol ao rock – Como usar grandes eventos na comunicação e engajamento de públicos estratégicos. O Congresso se encerra com a Jornada da Celebração, com a entrega do Prêmio Personalidade da Comunicação 2015 a Vera Brandimarte, diretora de Redação do Valor Econômico; e do Prêmio Top Mega Brasil de Comunicação Corporativa, aos executivos e agências de comunicação mais admirados do País.

As inscrições ao 18º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa estão abertas e podem ser feitas diretamente pelo site da Mega Brasil.

Fonte: S2publicom