SAÚDE

1ª infância: Unicef certifica 235 unidades de saúde e educação

Unicef certificou 235 unidades de saúde e de educação como Amigas da Primeira Infância.

Em 26/10/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Paulo Pinto/Agência Brasill

Entre as 235 unidades certificadas, 165 são unidades básicas de saúde que alcançam um público de mais de 213 mil crianças menores de 5 anos e mais de 25 mil gestantes.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) certificou nesta quinta-feira (26) 235 unidades básicas de saúde e de educação infantil como Unidades Amigas da Primeira Infância. A proposta é contribuir com seis capitais brasileiras – Belém, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e Fortaleza – na promoção de serviços públicos de excelência para a primeira infância, definida pela entidade uma oportunidade única para o desenvolvimento da criança.

“Investir no cuidado integral e integrado nos seis primeiros anos de vida – olhando conjuntamente os diferentes aspectos do desenvolvimento infantil – traz mais resultados que em qualquer outra fase da vida para que as crianças desenvolvam o seu máximo potencial”, avaliou a oficial de Primeira Infância do Unicef no Brasil, Maíra Souza.

>> PMVV oferece vagas para vacinação, com e sem agendamento

Entre as 235 unidades certificadas, 165 são unidades básicas de saúde que alcançam um público de mais de 213 mil crianças menores de 5 anos e mais de 25 mil gestantes. As outras 70 unidades são de educação infantil e atendem 8 mil bebês e crianças. Ao todo, 469 unidades básicas de saúde e 106 de educação infantil participaram da seleção.

De acordo com o Unicef, todas as 235 unidades certificadas registraram importantes melhorias nos indicadores de saúde, com destaque para um aumento de 40,2% no percentual de crianças imunizadas e 22,6% na prevalência de crianças até 6 meses em aleitamento materno exclusivo.

“A parceria entre setor privado, sociedade civil e governos é fundamental para a garantia de direitos, com impactos duradouros e de larga escala. É preciso fortalecer os serviços e políticas públicas municipais para a primeira infância, com especial foco na atenção primária à saúde, garantindo o acesso e a qualidade da atenção à saúde das crianças, mães e mulheres gestantes”, destacou a chefe de Saúde do Unicef no Brasil, Luciana Phebo.

Os dados mostram ainda que, em um ano, mais de 2,9 mil profissionais de saúde e da educação infantil foram capacitados por meio da estratégia Unidades Amigas da Primeira Infância. A capacitação online aborda a atenção integral e integrada da rede de serviços básicos para a primeira infância, enquanto a presencial trabalha o atendimento a crianças com deficiência e doenças raras e a prevenção contra a violência na primeira infância. (Por Paula Laboissière/Agência Brasil)

Leia também:

PMVV oferece vagas para vacinação, com e sem agendamento
Governo cria comitê para a desinformação sobre vacinas
Outubro Rosa: Naps promove ação de saúde no Shopping
Serviços da saúde e palestras reforçam o direito do idoso
Serra realizará o "Seminário de Boas Práticas em Saúde Mental"
US de Santo Antônio promove ações para cadeirantes
PML: Casa Rosa promove mutirão de preventivo de câncer
Unidade de Saúde de Vila Bethânia terá horário estendido
Testagem para Covid-19 sem agendamento na Serra
Serra abre vagas para vacinação nesta segunda-feira (23)

TAGS:
UNICEF | UNIDADES DE SAÚDE | EDUCAÇÃO | PRIMEIRA INFÂNCIA | CERTIFICOU