EDUCAÇÃO
20 estudantes da rede estadual embarcam para o Canadá
O primeiro grupo com 38 estudantes embarcou no dia 05 de agosto.
Em 05/09/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Chegou o tão sonhado momento para 20 estudantes da rede estadual selecionados pelo Programa Intercâmbio Sedu. Nesta terça-feira (05), eles embarcaram rumo ao Canadá, onde estudarão por um semestre acadêmico em uma escola de ensino médio, na modalidade High School.
Durante o programa, os intercambistas morarão com famílias nativas, acostumadas a hospedar adolescentes e jovens estrangeiros, e ainda participarão de passeios turísticos e culturais, a fim de conhecerem e absorverem ao máximo a cultura local.
“Estou muito empolgada para aprender coisas novas em outro país e, com certeza, todos os intercambistas vão aproveitar bastante. É muito legal essa oportunidade que o Governo do Estado nos dá. Espero aprimorar meu inglês, conhecer culturas diferentes, trocar experiências e representar bem o Espírito Santo. Esses cinco meses serão inesquecíveis”, contou Lívea Amancio, estudante da Escola Estadual Arnulpho Mattos.
Segundo Yasmim Barcellos, estudante da Escola Estadual Almirante Barroso, a emoção é tão grande que parece estar vivendo um sonho. “É muita felicidade! Hoje, finalmente tudo que almejei está sendo realizado. Nem cheguei lá ainda e já estou louca para começar as aulas, conhecer a família que vai me hospedar, novas pessoas e levar a cultura capixaba e do Brasil para eles e, ao final, trazer tudo que aprendi com eles para cá”, destacou.
O primeiro grupo com 38 estudantes embarcou no dia 05 de agosto para a Inglaterra e Chile. Outros 10 estudantes foram para os Estados Unidos no dia 26 de agosto e mais 32 selecionados pelo Programa Intercâmbio Sedu estão se preparando para embarcar para o Canadá e Estados Unidos, nas próximas semanas.
“Neste ano, 100 estudantes vão aproveitar essa oportunidade. É com muita alegria que desejo uma boa viagem, vocês são merecedores desse prêmio. Façam bom proveito e aprendam bastante, com sabedoria, vivenciando outra cultura”, disse o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.
As 100 vagas de intercâmbio para estudantes dos polos do ‘Centro Estadual de Idiomas’ e da ‘Parceria com Conselho Britânico’ foram distribuídas assim: 30 bolsas na modalidade High School para estudantes com idade entre 15 e 16 anos, 62 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Inglês para estudantes maiores de 17 anos matriculados no curso de inglês e oito bolsas na modalidade Curso Intensivo de Espanhol para estudantes maiores de 16 anos matriculados no curso de espanhol.
Programa de Intercâmbio
O Programa de Intercâmbio Sedu é uma ação realizada desde 2010, que tem como objetivo possibilitar aos estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI), que possuem bons resultados no curso, a oportunidade de concorrer a vagas de intercâmbio no exterior e aprimorar o idioma. Desde o início, 373 estudantes já participaram do programa.
A maioria dos estudantes que participou do Programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior, outros estão trabalhando como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares atuam como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto, entre outras atividades nas quais o inglês e ou espanhol foi imprescindível para ingresso.
Centro Estadual de Idiomas
O Governo do Espírito Santo criou o Centro Estadual de Idiomas (CEI), em 2009, para a oferta de língua estrangeira aos estudantes do ensino médio da rede pública estadual com boas notas e frequência escolar. O objetivo é propiciar a oportunidade de aprendizagem do idioma para uso nas diversas situações em que seu conhecimento é necessário.
As atividades começaram com cursos de inglês em seis unidades no Estado – Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina. Em 2012 foi iniciada a oferta de curso de espanhol nas unidades da Grande Vitória. Atualmente, os CEIs atendem 4.260 estudantes do ensino médio da rede pública estadual de ensino.
Parceria com o Conselho Britânico
No curso de inglês do Programa de Aprofundamento de Estudos em Línguas Estrangeiras, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em parceria com o Conselho Britânico, os estudantes fazem o curso no contraturno de estudo ou aos sábados. A bolsa compreende o curso de Língua Estrangeira Learn English Pathways (LEP), que será desenvolvido na modalidade semipresencial. As aulas serão dadas por professores/tutores contratados pela Sedu.
Em 2015, a Sedu ofertou 1.600 vagas para estudantes de 31 municípios capixabas, em 33 escolas polo. O curso de inglês tem duração de dois anos, e é ofertado em escolas polo da rede estadual propiciando aos estudantes o desenvolvimento da língua inglesa por meio de aulas interativas e atividades online variadas com foco na comunicação. Os alunos participam de módulos semestrais com 40 horas de atividades online e 32 horas presenciais cada.