CULTURA
24º Festival de Cinema de Vitória homenageia o cineasta Glauber Rocha.
A 24ª edição acontecerá de 11 a 17 de novembro deste ano.
Em 29/05/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A identidade visual do Festival de Cinema de Vitória é algo que tem surpreendido o público a cada nova edição. Para sua 24ª edição, que acontece de 11 a 17 de novembro deste ano, a programação visual do evento rende homenagem a um dos mestres do cinema brasileiro - Glauber Rocha - e aos 50 anos do filme “Terra em Transe”, obra emblemática do diretor.
O designer Paulo Prot é a mente criativa por trás da nova logo do Festival e da ilustração que se baseia nas icônicas fotografias em que Glauber Rocha está parodiando o conto dos três macacos sábios. A ilustração também faz referência a uma frase proferida pelo cineasta baiano em uma entrevista onde ele diz que “cinema é pra ver e pra ouvir”.
Solidez e novidade
No processo de concepção da nova marca do FCV, buscou-se transmitir a solidez de um evento que acontece há mais de duas décadas e ainda sim garantir uma boa relação com as novidades trazidas a cada nova edição do evento. No sentido visual, a marca se baseia em uma perspectiva diferenciada da tela de cinema, pendendo mais para um trapézio, enquanto o logotipo se mantém sólido.
Paulo Prot explica que foi desafiador desenvolver a identidade visual e que buscou levar em consideração características mutáveis e fixas da marca: “para esse aspecto, foram definidos a tipografia e o diagrama dos materiais, ou seja, o comportamento da marca junto a outros elementos em um grid modular. Os elementos mutáveis surgem com o objetivo de demonstrar o ineditismo de cada edição do Festival, podendo ser estes elementos ilustração, fotografia ou linguagens híbridas como montagens”.
Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 24º Festival de Cinema de Vitória acontecerá no Teatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória-ES e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, e da Rede Gazeta, com o apoio institucional da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo e do Canal Brasil. Até o próximo dia 23 de junho, realizadores de todo o país podem inscrever seus filmes para a edição deste ano. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, exclusivamente, através do site www.festivaldevitoria.com.br .