CIDADE
24 toneladas de alimentos doadas a famílias e instituições sociais
Cariacica/ES: 24 toneladas de alimentos doadas a famílias e instituições sociais.
Em 19/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Mais de 150 famílias são beneficiadas a cada etapa do Programa de Aquisição de Alimentos. Em mais uma edição, cerca de 24 toneladas de produtos agrícolas foram comprados de agricultores e repassados a instituições socioassistenciais e famílias cadastradas no Banco de Alimentos Josué de Castro.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do Governo Federal e o município de Cariacica, firmada por meio do termo de adesão 0366/2012. O modelo de aquisição conta com a realização da Secretaria de Agricultura, Pesca e Economia Solidária(Semapes) e o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social(Semdes) na fase de destinação dos alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional.
A aquisição e a entrega dos alimentos acontecem duas vezes por mês. Às quartas ocorre a comercialização dos alimentos, a preço de mercado, incentivando a produção rural na região e a destinação às instituições sociais, como asilos, abrigos e casas de menores. No dia seguinte, na quinta, acontece a entrega dos produtos às famílias assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) na ação do Banco de Alimentos.
No montante adquirido no PAA pela agricultura familiar de Cariacica, até 30% dos produtos são entregues às famílias beneficiadas pelo cadastro municipal do Cras. Cada família recebe aproximadamente 30kg de alimentos, entre verduras, legumes, frutas, hortaliças e produtos agroindustriais, como biscoitos, pães, queijos e geleias.
Na ação, os representantes das famílias recebem instruções nutricionais antes de apanhar os alimentos com orientação para a ingestão de alimentos saudáveis e nutritivos refletindo na melhoria da saúde. Valmir Manuel de Souza, gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Semdes, explica a importância da ação socioassistencial para atender famílias com vulnerabilidade e que, com a ação, conseguem uma complementação alimentar.
O Secretário da Semapes, Carlos Cesquim, reforça a relevância da ação para atender quem de fato necessita e que a expectativa para o próximo ano é aumentar o número de agricultores cadastrados na entrega, proporcionando um adicional no volume de produtos e consequente aumento de famílias beneficiadas.
Fonte:PMC