CIDADE

24 toneladas de lixo retirados das praias de Vitória diariamente

Garis iniciam trabalhos na orla nas primeiras horas do dia.

Em 31/07/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Central de Serviços - Secom/PMV

Faça chuva ou sol, a limpeza das praias de Vitória começa por volta das 6 horas. De segunda a sábado, é realizada a limpeza mecanizada da areia da orla, três vezes no turno do dia e duas vezes no turno da noite, com o “tatuí”. Em média, são recolhidas 24 toneladas de lixo diariamente das praias.

Uma equipe de 25 garis faz a limpeza das lixeiras, cata o lixo e faz a varrição das ciclovias e calçadas quatro vezes por semana, durante todo o ano. No verão, esse contingente aumenta para 75 garis atuando todos os dias nas praias.

Além disso, a coleta domiciliar na praia acontece todos os dias, para a retirada dos resíduos dos quiosques, e o caminhão passa três vezes por dia no calçadão.

“A limpeza nas praias começa cedo e é constante, dentro ou fora do verão. Nossas equipes buscam sempre deixar nossos cartões-postais limpos e agradáveis para todos", comentou o secretário da Central de Serviços, Nathan Medeiros.

LEIA TAMBÉM

Vitória já ganhou mais de 1,3 mil novas árvores neste ano

Vitória fica cada vez mais verde. Só no primeiro semestre deste ano, foram plantadas 1.353 mudas de árvores em vias públicas e parques urbanos. 

Avenida Fernando Ferrari foi uma das vias que receberam ação de plantio de novas árvores. - Foto: Divulgação Semmam

As nove regionais da cidade foram contempladas: Centro, Santo Antônio, Jucutuquara, Maruípe, Praia do Canto, Goiabeiras, São Pedro, Jardim Camburi e Jardim da Penha, cujos bairros receberam, no total, 1.186 mudas de árvores.

Já os parques urbanos Atlântica, Barão de Monjardim, Horto de Maruípe, Moscoso, Padre Alfonso Pastore, Pedra da Cebola e Pianista Manolo Cabral receberam 49 plantios de mudas. Além disso, as dependências do Tancredão receberam mais 118 mudas de árvores.

Os serviços são executados pela Gerência de Áreas Verdes (GAV/Semmam).

Mais plantio

O secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, prevê o plantio de mais 5 mil árvores em vias públicas e parques até o final do ano de 2019, sem contar as novas espécies em áreas naturais previstas nos Projetos de Reflorestamento ao longo do Maciço Central de Vitória.

Arborização

A arborização é de fundamental importância para a qualidade de vida, pois apresenta função na melhoria e estabilidade microclimática, devido à redução das amplitudes térmicas, na ampliação das taxas de transpiração, na redução da insolação direta, entre outros benefícios.

A cobertura vegetal das cidades exerce, ainda, diversas melhorias na qualidade do ambiente urbano, purificando o ar pela fixação de poeira, gases tóxicos e pela reciclagem de gases que absorvem o gás carbônico gerado por várias atividades humanas, em especial a queima de combustíveis fósseis dos veículos. Além disso, os vegetais liberam oxigênio para a atmosfera.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL