CIDADANIA
3ª Conferência LGBT reuniu cerca de cem pessoas em Serra
Evento foi realizado na última sexta-feira (11), em Laranjeiras.
Em 16/10/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Com a participação de cerca de cem pessoas, a 3ª Conferência LGBT chamou a atenção para a construção de políticas públicas voltadas para a comunidade LGBT no município de Serra, na última sexta-feira (11). Nessa terceira edição, o evento contou com a presença da sociedade civil, profissionais e representantes de órgãos municipais.
O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir), em parceria com o Fórum LGBTI de Serra, teve como tema “A garantia do Direito à Diversidade Sexual e de Gênero para a conquista da Democracia”. O principal objetivo foi ampliar, por meio do debate e da criação de novos projetos, o mecanismo de resistência para garantir a participação e controle social da população LGBT.
Os trabalhos foram realizados em grupos que discutiram políticas públicas e apresentaram propostas que visam a garantia de direitos, a promoção da cidadania e o enfrentamento à violência contra LGBT. O ‘ponto alto’ da conferência foi a palestra ministrada pelo diretor executivo da Secretaria de Direitos Humanos da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Christovam Mendonça.
Para a secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Serra, Lourência Riani, a conferência é fundamental para a comunidade LGBT, pois é uma oportunidade de ouvir as propostas e sugestões diante do cenário atual.
“A conferência teve como objetivo receber da sociedade civil as propostas, as impressões e as avaliações das políticas públicas tanto do Brasil quanto do nosso município. A comunidade LGBT é uma das mais engajadas com suas instituições, e as conferências são sempre muito amplas e produtivas”, afirmou a secretária.
Sobre a Conferência Municipal LGBT
A III Conferência Municipal LGBT da Serra é uma etapa preparatória para a IV Conferência Estadual de Políticas Públicas de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT+. Na etapa municipal foram eleitos 10 delegados para representar o município na etapa estadual.