SAÚDE

4 sinais no corpo que podem indicar câncer de mama

Saber reconhecer os indícios que o próprio corpo oferece é fundamental.

Em 06/07/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Saber reconhecer os indícios que o próprio corpo oferece é fundamental para manter a saúde em dia. Quando se trata das mulheres, a autovigilância com os seios precisa ser feita constantemente. Afinal, o câncer de mama é o tipo de maior incidência na população feminina em todo o mundo.  

De acordo com Cleverson Gomes do Carmo Jr., mastologista e ginecologista da Medquimheo, os primeiros indícios estão relacionados com alterações visíveis. "Diferenças na forma ou na sensibilidade da mama, por exemplo, são sinais que aparecem no início. Se observados precocemente, as chances de cura de um possível tumor aumentam", detalha.

Vermelhidão e inchaço

Uma mudança no aspecto da pele pode estar ligada a uma alteração benigna da mama. Porém, pode ser causada também pela presença de um câncer. Entre os sinais cutâneos que devem ser sinônimo de alerta estão retratação da pele, alterando a textura e a forma do seio, e a pele de aspecto rugoso ou granuloso.

Nódulos

Ter uma área mais espessa na mama pode indicar a presença de cistos ou de massa benigna, como também a existência de um tumor maligno. Os nódulos cancerosos são espessos, compactos e mal contornados. "Realizar o autoexame frequentemente é um dos principais meios de detectar o câncer", salienta o mastologista. 

Aumento de volume

O aumento do volume mamário muitas vezes é caracterizado pela presença de um nódulo canceroso, que se desenvolve a ponto de aumentar o tamanho do seio. "Além disso, ele é capaz de provocar uma reação inflamatória como consequência da difusão das células cancerígenas", comenta o médico. 

Secreções

Corrimentos e secreções pelo mamilo podem ocorrer fora da fase da lactação, seja de forma espontânea ou na hora de apertar a mama. Caso não haja histórico do uso de hormônios que estimulam secreções, recomenda-se uma biópsia. "Toda e qualquer secreção pelo mamilo deve ser cuidadosamente investigada com exames adequados a fim de se descartar ou detectar a presença de câncer", conclui.