POLICIA
5 motociclistas com escapamentos irregulares são processados
A Operação Escape Zero processou cinco motociclistas por perturbação do sossego na Serra.
Em 30/07/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra
A Operação Escape Zero tem sido uma estratégia integrada adotada pelas forças de segurança para combater o incômodo gerado por motos com escapamentos adulterados, que afetam diretamente a tranquilidade de moradores.
Cinco motociclistas vão responder na Justiça por perturbação do sossego após serem flagrados com escapamentos irregulares durante a Operação Escape Zero, realizada na última quarta-feira (24), em Barcelona e em Nova Carapina.
Os cinco motociclistas flagrados com escapamentos irregulares responderão por perturbação do sossego. Além das infrações relacionadas à escapamento, a operação também realizou testes de bafômetro em condutores. Foram realizados quatro testes com bafômetro passivo, que resultaram em duas recusas. Um teste toxicológico também foi realizado.
Ao todo, 181 veículos foram abordados durante a blitz. Desse total, 167 eram motocicletas, foco principal da operação, que visa coibir o uso de escapamentos com ruídos fora dos padrões permitidos por lei. Durante a ação, 55 Autos de Infração de Trânsito (AITs), por diferentes motivações, foram emitidos.
Fiscalização
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social da Serra, Gracimeri Gaviorno, destaca a importância da fiscalização para a tranquilidade dos moradores.
“A Operação Escape Zero é mais uma demonstração do nosso compromisso com a qualidade de vida dos moradores da Serra. Ruído excessivo não é apenas incômodo: é uma questão de respeito coletivo. Vamos continuar unindo esforços para garantir um trânsito mais seguro e responsável em toda a cidade.”
Para o diretor do Departamento de Operações de Trânsito (DOT), Fábio Alves, a atuação integrada com outras forças de segurança fortalece a capacidade de fiscalizar e punir condutores que insistem em desrespeitar as leis.
“O escapamento irregular é uma infração de trânsito, que gera transtornos à comunidade e coloca em risco o bem-estar das pessoas. A Serra está atenta e segue firme no combate à poluição sonora.”
A Operação Escape Zero tem sido uma estratégia adotada pelas forças de segurança para combater o incômodo gerado por motos com escapamentos adulterados, que afetam diretamente a tranquilidade de moradores, principalmente de bairros populosos.
A fiscalização foi coordenada pela Secretaria de Defesa Social da Serra (Sedes), que atuou de forma integrada com o Departamento de Operações de Trânsito da Serra (DOT), a Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra, o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), o 6º Batalhão da Polícia Militar, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Leia também:
> Guarda Municipal prende dois suspeitos nos ataques da Região 5
> Guarda Municipal realiza treinamento contra ameaça ativa
> Reconhecimento Facial do ES realiza 10 prisões em um dia
> Reconhecimento Facial ultrapassa marca de 200 prisões
> Vitória fecha 1º semestre com redução de 42% das mortes
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













