CULTURA

A Biblioteca Pública do Espírito Santo e o seu papel na sociedade capixaba.

Durante todo o mês haverá uma programação especial em comemoração aos 160 anos da Biblioteca.

Em 10/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Na próxima semana, a Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES), que está comemorando 160 anos, vai promover debates sobre o seu papel na sociedade capixaba, com a participação de escritores de renome.


Na terça-feira (14), às 19 horas, vai acontecer a mesa-redonda “Biblioteca Pública: Tradição e Modernidade”, oportunidade em que serão debatidos a história da instituição e os novos recursos utilizados pela Biblioteca Pública do Espírito Santo para atender às demandas do século XXI.


“É um desafio permanente assegurar o acesso à informação e ao conhecimento por meio das diferentes mídias e atualizar a biblioteca com as tecnologias da informação e da comunicação, disponibilizando, por meio da digitalização, diferentes acervos e diferentes obras, a maioria delas especiais e raras”, declara Rita de Cássia Maia, diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo. Participam do debate a museóloga Maria Clara Medeiros Santos Neves e o pesquisador Rogério Coimbra.


Já na quinta-feira (16), terá lugar a mesa-redonda “BPES: 160 Anos de História”, com a presença da diretora da BPES, Rita de Cássia Maia, de Getúlio Marcos Pereira Neves, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES), além de pesquisador e escritor.

Durante todo o mês de julho haverá uma programação especial em comemoração aos 160 anos da Biblioteca Pública do Espírito Santo. Além das mesas-redondas também estão na agenda do espaço cultural: a conferência “O imaginário dos coronéis na obra de Jorge Amado”, proferida pelo secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos, no dia 21; a roda de leitura do texto “Alice no país das maravilhas”, de Lewis Carroll, no dia 28; e “Cantos, contos e mágicas”, apresentação de contadores de histórias pela lei Rubem Braga, dentre outras ações.

Serviço

Mesa-redonda: “Biblioteca Pública: Tradição e Modernidade”, com Maria Clara Medeiros Santos Neves e Rogério Coimbra

Data: 14/07 (terça-feira)

Horário: 19 horas

Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo (Avenida João Batista Parra, 165, Praia do Suá/Vitória)

Entrada gratuita

Mesa-redonda: “BPES: 160 Anos de História”, com Getúlio Marcos Pereira Neves, Rita de Cássia Maia e Fernando Achiamé

Data: 16/07 (quinta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo (Avenida João Batista Parra, 165, Praia do Suá/Vitória)

Entrada gratuita

Fonte: Secult