AGRICULTURA
A diversidade da Agricultura Familiar local na 24ª Expo Aracruz
Frutas, legumes, hortaliças, mel e produtos caseiros fazem parte da diversa produção local.
Em 06/08/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Goiaba, banana, mamão, mandioca, limão, feijão, cupuaçu, possuem ampla finalidade, participando desde a base alimentar da maioria dos agricultores familiares de Aracruz, até o atendimento do mercado internacional.
>> ATENÇÃO: Siga o Portal CORREIO CAPIXABA no Instgram e concorra a um PAR de ingressos para a "Feijoada VIP do Stéffen Eventos". Corre!!!
As produções da agricultura familiar aracruzense mostraram a diversidade na 24ª Expo Aracruz e evidenciam a força deste setor no município. As grandes goiabas de Cachoeirinha do Riacho, o feijão que é colhido em Três Irmãos, Cupuaçu de Córrego Alegre, milho de Jacupemba e abacaxi cultivado em Córrego d’Água.
>> Inscrições para Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau
Frutas, legumes, hortaliças, o mel e produtos caseiros, como os biscoitos da Cooperativa da Agricultura Familiar de Aracruz (CAF) demonstram o quão diversa é a produção local. A banana e o mamão, segundo informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão (Incaper), têm sido destaques nas lavouras. São 250 hectares de área plantada de mamão em Aracruz, comumente utilizada consorciada ao café conilon. A produtividade chega a 80 toneladas de mamão por hectare.
Banana
Já a banana está presente em 120 hectares de área plantada e são aproximadamente 1.350 toneladas produzidas. Ambas culturas, de acordo com o Incaper, possuem ampla finalidade, participando desde a base alimentar da maioria dos agricultores familiares até o atendimento do mercado internacional.
Outro destaque é a mandioca da variedade crioula que impressiona pelo tamanho. Foram dois anos de cultivo, em consórcio com cacaueiros, para que a mandioca ficasse maior do que o tradicional.
O cacau também tem sido destaque nas lavouras aracruzenses. Aproximadamente 150 propriedades têm cultivado cacaueiros. O incentivo vem do Viveiro Público de Aracruz, através de um programa municipal de fomento à produção. São mais de 100 toneladas produzidas e 24 hectares de área plantada.
A 24ª Expo Aracruz teve início na última quinta-feira (3) e termina neste domingo (6), no Parque de Exposições Rubens Pimentel. A entrada é gratuita.
Leia também:
> Domingos Martins: Responsabilidade fiscal na agricultura
> Conab contrata frete para transportar 17,9 mil ton de milho
> Inscrições para Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau
> Cachoeiro vai comemorar Dia do Agricultor com evento
> Planetário de Vitória é garantia de diversão para toda a família
> Férias: muita diversão e conhecimento nas Escolas de Ciência
> Forró do Pontal: maior arrasta-pé do ES começa nesta sexta
> Vila Velha terá diversão para toda família no fim de semana
> Ibiraçu vai realizar o Festival do Pastel e Caldo de Cana
> Férias: veja dicas de lazer para todas as idades em Vitória
> Noite de samba agita distrito de Burarama na sexta-feira (21)
> Está chegando a “14º Agrofesta – Torneio Leiteiro”, em Acioli
TAGS: ARACRUZ | ECONOMIA | FAMILIAR | AGRICULTURA | FEIRA | AGRONEGÓCIO