AGRICULTURA

A diversidade da Agricultura Familiar local na 24ª Expo Aracruz

Frutas, legumes, hortaliças, mel e produtos caseiros fazem parte da diversa produção local.

Em 06/08/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Humberto De Marchi/PMA

Goiaba, banana, mamão, mandioca, limão, feijão, cupuaçu, possuem ampla finalidade, participando desde a base alimentar da maioria dos agricultores familiares de Aracruz, até o atendimento do mercado internacional.

 

>> ATENÇÃO: Siga o Portal CORREIO CAPIXABA no Instgram e concorra a um PAR  de ingressos para a "Feijoada VIP do Stéffen Eventos". Corre!!!

As produções da agricultura familiar aracruzense mostraram a diversidade na 24ª Expo Aracruz e evidenciam a força deste setor no município. As grandes goiabas de Cachoeirinha do Riacho, o feijão que é colhido em Três Irmãos, Cupuaçu de Córrego Alegre, milho de Jacupemba e abacaxi cultivado em Córrego d’Água.

>> Inscrições para Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau

Frutas, legumes, hortaliças, o mel e produtos caseiros, como os biscoitos da Cooperativa da Agricultura Familiar de Aracruz (CAF) demonstram o quão diversa é a produção local. A banana e o mamão, segundo informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão (Incaper), têm sido destaques nas lavouras. São 250 hectares de área plantada de mamão em Aracruz, comumente utilizada consorciada ao café conilon. A produtividade chega a 80 toneladas de mamão por hectare. 

Banana

Já a banana está presente em 120 hectares de área plantada e são aproximadamente 1.350 toneladas produzidas. Ambas culturas, de acordo com o Incaper, possuem ampla finalidade, participando desde a base alimentar da maioria dos agricultores familiares até o atendimento do mercado internacional. 

Outro destaque é a mandioca da variedade crioula que impressiona pelo tamanho. Foram dois anos de cultivo, em consórcio com cacaueiros, para que a mandioca ficasse maior do que o tradicional. 

O cacau também tem sido destaque nas lavouras aracruzenses. Aproximadamente 150 propriedades têm cultivado cacaueiros. O incentivo vem do Viveiro Público de Aracruz, através de um programa municipal de fomento à produção. São mais de 100 toneladas produzidas e 24 hectares de área plantada. 

A 24ª Expo Aracruz teve início na última quinta-feira (3) e termina neste domingo (6), no Parque de Exposições Rubens Pimentel. A entrada é gratuita. 

Leia também:

Domingos Martins: Responsabilidade fiscal na agricultura
Conab contrata frete para transportar 17,9 mil ton de milho
Inscrições para Concurso de Qualidade de Amêndoas de Cacau
Cachoeiro vai comemorar Dia do Agricultor com evento
Planetário de Vitória é garantia de diversão para toda a família
Férias: muita diversão e conhecimento nas Escolas de Ciência
Forró do Pontal: maior arrasta-pé do ES começa nesta sexta
Vila Velha terá diversão para toda família no fim de semana
Ibiraçu vai realizar o Festival do Pastel e Caldo de Cana 
Férias: veja dicas de lazer para todas as idades em Vitória
Noite de samba agita distrito de Burarama na sexta-feira (21)
Está chegando a “14º Agrofesta – Torneio Leiteiro”, em Acioli

TAGS:
ARACRUZ | ECONOMIA | FAMILIAR | AGRICULTURA | FEIRA | AGRONEGÓCIO