TEMAS GERAIS
A tecnologia como catalisador para a recuperação do turismo
A inovação tecnológica é um fator-chave na construção de um ecossistema de viagens.
Em 09/12/2020 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Líderes do setor de viagens revelam como a tecnologia alimentada por dados está gerando valor para fornecedores, restaurando a confiança dos viajantes
Em sua conferência anual com os parceiros, explore’20, o Expedia Group compartilhou hoje seu compromisso de se concentrar na inovação tecnológica como um fator chave na recuperação e evolução do turismo. A agência de viagens online líder no mundo faz um chamado para que todos os players do ecossistema global do turismo se adaptem às mudanças nas expectativas dos viajantes em áreas críticas como flexibilidade, limpeza e comunicação, para ajudar a recuperar a confiança desse público.
Acompanhados por palestrantes de empresas de diversos ramos da indústria de viagens, incluindo American Airlines, Amigo Tours, Avis Budget Group, IHG e Princess Cruises, entre outros, os participantes de hoje na conferência mostraram como a tecnologia alimentada por dados se dedica aos novos desafios e oportunidades trazidos pela pandemia de COVID-19, enquanto ajudam a tornar os parceiros de viagem mais eficazes, eficientes e resistentes.
"O turismo é uma indústria composta por muitas vozes diversas e distintas. E, trabalhando juntas, continuamos a trazer esperança de explorar o mundo de volta às pessoas em todas as regiões", disse Cyril Ranque, presidente do Travel Partners Group do Expedia Group. "A inovação tecnológica tem desempenhado um papel maciço este ano e é um fator-chave na construção de um ecossistema de viagens mais eficiente e sustentável no futuro próximo."
Dados e tecnologia
Usando o poder dos dados e tecnologia do Expedia Group em primeira mão, os parceiros de viagens puderam se mover rapidamente para capturar audiências, entender as tendências de demanda por viagens e ser mais relevantes ao mostrar seu valor único para se aproximar do público desejado. Alguns desses recursos são:
- Nova API Rev+ Insights: A nova API do Expedia Group nivela o ambiente de acesso às informações para todos os parceiros em seu marketplace, democratizando os recursos de performance de receita para as empresas de hospedagem. Ela fornece insights em tempo real justamente num momento em que os dados históricos não são mais tão relevantes, melhorando a tomada de decisões. A API Rev+ Insights será disponibilizada para mais plataformas de provedores de conectividade em 2021.
- Programa de Distribuição Otimizada: O Expedia Group abriu seu programa de distribuição otimizada para parceiros de hospedagem de médio e grande porte em agosto deste ano, o que lhes permite explorar novas áreas da demanda B2B e lhes dá maior controle de suas tarifas, disponibilidade e conteúdo em uma rede de provedores globais de viagens. Diversos parceiros, incluindo Highgate e Club Quarters, já foram incluídos até o momento.
- Processo simplificado de inclusão: Para os proprietários de imóveis para aluguel de temporada, o Expedia Group desenvolveu a ferramenta "Adicionar um Imóvel", que permite adicionar mais propriedades de forma rápida e fácil dentro da Central de Parceiros do grupo, e simplificou drasticamente os processos de inclusão de parceiros.
- Valor agregado para fornecedores de cruzeiros: O Expedia Group entregou sua estratégia omnichannel para melhorar a experiência de viajantes, parceiros e canais de distribuição de cruzeiros. Isso agilizou o processo de reserva para entregar mais viajantes a parceiros desse segmento. Ao consolidar o conteúdo em uma única plataforma e desenvolver novas tecnologias para agentes de viagens, os profissionais agora têm acesso a um amplo inventário de produtos de cruzeiros e outros segmentos, entre outros benefícios.
Flexibilidade, saúde e limpeza
Flexibilidade nas reservas e atributos de limpeza e segurança sanitária devem continuar sendo fatores importantes para os viajantes. Por isso, o Expedia Group adicionou novos recursos que aumentam a confiança do público, enquanto evitam complicações pós-reserva:
- Flexibilidade de reserva: Viajantes que precisam de flexibilidade em suas reservas querem entender quais companhias aéreas e hotéis estão oferecendo a capacidade de alterar a reserva sem custo adicional. O Expedia Group adicionou um sinal visível de "sem taxas para alterações" para voos nessas condições, e um filtro de “cancelamento gratuito” para reservas de hospedagem.
- Tecnologia touchless em aluguel de carros: A COVID-19 mudou drasticamente a maneira como as pessoas viajam, enquanto acelerou a digitalização e a automação em todo o setor. O Expedia Group lançou as ferramentas "Check-in Online" e "Evite o Balcão", novos recursos para melhorar a experiência de aluguel de carros para os viajantes, aderindo aos protocolos de distanciamento social. O recurso "Check-in Online" já funciona com 15 importantes parceiros, incluindo Alamo, Avis, Budget e Sixt.
- Elevação das Medidas de Segurança: O Expedia Group aumentou a transparência em torno dos protocolos de saúde e segurança, facilitando que parceiros de todos os segmentos comuniquem suas práticas aos viajantes em seus anúncios nas plataformas. Para viajantes de aéreo, o acesso a informações de limpeza e segurança está próximo do filtro "sem escalas", o mais usado nos sites do Expedia Group. Além disso, listagens com rótulos de cuidados com saúde e segurança tiveram aumento no interesse dos viajantes.
Melhorando a experiência do viajante
A tecnologia e os processos simplificados do Expedia Group ajudam a aumentar a eficiência dos provedores de viagens, dando-lhes tempo para se concentrar em criar experiências incríveis que restauram a confiança dos viajantes:
- Experiência de compra simplificada: a divisão de cruzeiros do Expedia Group consolidou cada passo da jornada de compra em uma única plataforma, permitindo que os viajantes reservem a partir de uma variedade de ofertas, seja por conta própria ou com a ajuda de um agente de viagens. Além disso, os viajantes também podem adquirir o extenso portfólio de voos, hospedagem, traslados e atividades do Expedia Group para completar todo o seu itinerário de viagem.
- Opções de upsell para parceiros aéreos: Enquanto as opções de upsell são tradicionalmente exibidas depois que um viajante seleciona voos, o Expedia Group testou a seleção de passagens aéreas já nos resultados de pesquisa, para ajudar os viajantes a comparar facilmente os preços e selecionar a tarifa mais adequada para suas necessidades de viagem. Esse é um recurso popular entre os viajantes, com reservas brutas de upsell aumentando 237% em relação ao ano anterior (com base nas transações de upsell do Expedia Group 2019).
- Maior visibilidade das atividades: O Expedia Group aumentou a visibilidade dos tours e atividades para os viajantes, o que aumentou a distribuição desses itens entre as marcas do grupo. Com um grande ecossistema global de viagens, o Expedia Group se concentrou em conectar viajantes com parceiros de atividades relevantes, tornando fácil para os viajantes reservarem e resgatarem todos os componentes de sua viagem, incluindo os passeios no destino. (Por Rafael Faustino - B4T Comm)