EDUCAÇÃO

Aberta a segunda edição do concurso Entre Versos e Rimas em Vila Velha/ES.

O concurso, promovido pela Secretaria de Educação, incentiva e promove o prazer pela leitura e escrita.

Em 26/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Está aberta a segunda edição do concurso literário Entre versos e Rimas, que tem como objetivo incentivar e promover o prazer da leitura e produção de textos de diferentes gêneros para os alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além dos servidores da Secretaria de Educação (Semed). As melhores produções textuais do gênero vão integrar, a exemplo do ano passado, um livro editado pela Semed.

Promovido pela Coordenação das Bibliotecas da Semed, o concurso deste ano traz um diferencial em relação ao do ano passado, quando a produção deveria ser de textos poéticos. Este ano, os textos poderão abordar diferentes gêneros literários seguindo como tema Vila Velha: lugar onde  Vivo.

Cada escola municipal poderá inscrever dois textos por categoria, em cada turno, dividida para alunos do 4º e 5º anos; 6 ° e 7º anos; 8º e 9º anos; Educação de Jovens e Adultos (EJA) e servidores da Educação.

As inscrições deverão ser realizadas do dia 16 a 20 de maio na sala da Coordenação de Biblioteca (108), na Semed, localizada na Rua Castelo Branco, 1803, Centro.

Categorias - Os alunos do 4º ao 6º ano e os do 1º ao 5º ano da EJA poderão se inscrever nas categorias Poema; os do 7º e 8º anos e os do 6º e 7º da EJA deverão fazer a inscrição em Memória Literária; os do 9º ano  e os do 8º ano da EJA podem concorrer na categoria Crônica. Os servidores da Educação podem se inscrever em todas categorias e serão os únicos que poderão participar da categoria Artigo de Opinião.  

Todos os estudantes do 4º ao 9º ano e do 1º ao 8º da EJA podem fazer um Desenho para representar o Mascote da Biblioteca, que irá representar todas as 58 bibliotecas da rede municipal.  Neste caso, cada escola poderá participar com cinco inscrições por turno. Não serão aceitos personagens que já tenham sido utilizados para outros símbolos público ou privado.

Os textos deverão ser inéditos, individuais, produzidos em sala de aula, a partir da sequência didática proposta pelo professor.   Serão analisados por uma Comissão Julgadora composta por escritores capixabas convidados pela Semed.  

“O nosso objetivo é o de despertar, incentivar e promover a leitura e produção textual, explorando o espaço geográfico e a comunidade em que vivem os alunos e servidores; estimular a produção criativa dos alunos, além de fomentar a participação dos professores das diferentes áreas do conhecimento, entre outros”, resumiu a coordenadora de Bibliotecas da Semed, Eliana Terra Barbosa.  

Livro - O concurso culminará na publicação do livro Entre Versos e Rimas. Participarão desta publicação os 20 textos de cada categoria dos alunos e 10 textos escritos pelos servidores, todos selecionados pela comissão julgadora. Os três primeiros colocados (alunos) em cada categoria, além da participarem do livro, serão premiados com um tablet, enquanto a mesma premiação será dada aos dois primeiros servidores classificados em cada categoria.

Confira o regulamento do concurso

Ficha de Inscrição Aluno

Ficha de Inscrição Servidor

 

Fonte:PMVV