CIDADE

Abertas inscrições para curso de gestantes em Serra

Objetivo de levar informações aos participantes sobre cuidados com o recém-nascido.

Em 06/06/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

PixaBay

As futuras mamães que realizam o pré-natal nas unidades de saúde de Serra já podem se inscrever para a 15ª edição do Curso de Preparação para o Parto oferecido pela Prefeitura Municipal da cidade. O evento também é aberto aos papais. 

MÊS DOS NAMORADOS. COMPRE PELO SITE

Resultado de imagem para kit intimos racco

Para se inscrever, a gestante deve procurar a unidade de saúde onde faz o acompanhamento pré-natal. A programação acontece na sexta-feira, dia 28 de junho, das 8h às 16h30, no Centro de Educação Ambiental da ArcelorMittal.

Ao todo, são ofertadas 100 vagas e haverá transporte para levar os participantes até o local do evento.

O curso conta com uma equipe multidisciplinar, formada por enfermeiro, ginecologista, nutricionista, pediatra e fisioterapeuta, e tem como objetivo levar informações aos participantes sobre cuidados com o recém-nascido, com foco no incentivo à amamentação.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Saúde (Sesa) da Serra e a ArcelorMittal.

LEIA TAMBÉM

Dia Nacional reforça a importância do teste do pezinho

Nesta quinta-feira (6), é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. O exame é obrigatório, realizado em todos os recém-nascidos e indicado que seja feito nos primeiros cinco dias de vida do bebê.

Dia Nacional reforça a importância do teste do pezinho

Foto: Site PixaBay

Em Serra, o teste é ofertado na Maternidade de Carapina, e nas unidades de saúde do município. O exame é rápido, não traz risco para a criança e é gratuito.

O exame de sangue é coletado no pé do recém-nascido e faz parte da Triagem Neonatal. É muito importante que ele seja realizado no tempo correto com o intuito de diagnosticar doenças como hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística e fenilcetonúria.

Como elas podem levar a quadros clínicos graves e até a óbito, o quanto antes for feito o diagnóstico, melhor para iniciar o tratamento e para o desenvolvimento do bebê.