MOTOR
Ação da BMW desaba após informações sobre violação das normas de emissões.
As emissões poluentes são 11 vezes superiores às impostas pelas normas da União Europeia.
Em 24/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A ação da BMW operava em queda de quase 10% nesta quinta-feira (24) na Bolsa de Frankfurt, depois da publicação de notícias sobre supostas violações das normas europeias de emissões poluentes de um de seus modelos a diesel.
Segundo a revista especializada AutoBild, as emissões poluentes do modelo envolvido são 11 vezes superiores às impostas pelas normas da União Europeia.
A notícia foi divulgada em pleno escândalo provocado pelos motores a diesel manipulados da Volkswagen, que tinham um software para fraudar resultados de testes de emissões.
"A Volkswagen não é a única montadora cujos veículos emitem níveis suspeitos de óxidos de nitrogênio", indica a revista, que cita como exemplo carros do grupo BMW, mas sem afirmar que se trata de um engano deliberado.
As revelações teriam sido feitas por uma investigação da ICCT, a mesma ONG com sede nos Estados Unidos que revelou o caso Volkswagen.
Os testes foram realizados em estrada (e não em laboratório) com um BMW X3 xDrive, equipado com um motor diesel "20d", segundo a revista.
AutoBild/spm/fp/BMW/AFP