CIDADANIA
Ação de proteção às mulheres acontece em Vila Velha
Vila Velha vai realizar uma campanha educativa de mobilização de proteção às mulheres.
Em 12/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Ceturb ES
Instituída pela Lei Estadual nº 4.969/2016 e pela Lei Municipal nº 3.340/2017, a campanha Agosto Lilás reforça a importância da divulgação da Lei Maria da Penha, dos serviços especializados da rede de apoio e dos mecanismos de denúncia.
Em alusão a campanha Agosto Lilás, nesta segunda-feira (11) e nos dias 18 e 25 de agosto, das 9 às 11 horas, a Secretaria de Políticas Públicas Para Mulheres da Prefeitura de Vila Velha vai realizar uma campanha educativa de mobilização, prevenção e fortalecimento da rede de proteção às mulheres, nos terminais de ônibus do Sistema GVBus.
Instituída pela Lei Estadual nº 4.969/2016 e pela Lei Municipal nº 3.340/2017, a campanha Agosto Lilás reforça a importância da divulgação da Lei Maria da Penha, dos serviços especializados da rede de apoio e dos mecanismos de denúncia.
A campanha será estendida nos dias 18 e 25 deste mês, nos terminais de Itaparica e São Torquato, respectivamente, visando a alcançar o maior número de mulheres no município.
Palestras
Ao longo do mês serão promovidas palestras educativas nas unidades básicas de saúde, escolas e faculdades. A programação inclui ainda rodas de conversa com movimentos sociais, uma feira de empreendedorismo feminino e o lançamento de uma cartilha virtual voltada à capacitação dos servidores públicos, sobre o atendimento humanizado a mulheres vítimas de violência e seus filhos.
“Preparamos essas ações a fim de conscientizar a população e contribuir para a redução da violência, visando a proporcionar um ambiente mais seguro para as mulheres. Através de uma escuta qualificada, garantimos que elas tenham acesso a serviços especializados e se sintam acolhidas pelo município”, salientou a secretária de Políticas Públicas Para Mulheres, Lyza Herzog.
Programação – Agosto Lilás
Terça-feira (12), das 14 às 16 horas, no CRAS de Jabaeté – Roda de conversa, em parceria com os movimentos sociais de mulheres do município e representantes de redes de proteção.
Terça-feira (12), às 19 horas, na Universidade Vila Velha (UVV) – Palestra de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.
Quarta-feira (13), das 8h30 às 12 horas, na UBS do Ibes – Vila Velha Cuidando Delas, com cadastro no programa Conecta Mulher, atendimentos voltados para a saúde da mulher, orientação jurídica, psicológica e sobre como adquirir absorventes através do programa de Dignidade Menstrual, do SUS.
Quinta-feira (14), às 19 horas, na Faculdade Estácio de Sá – Palestra de conscientização sobre o enfrentamento à violência contra a mulher.
Segunda-feira (18),das 9 às 11 horas – Campanha educativa no Terminal Itaparica.
*De segunda-feira (18) a sexta-feira (22), das 8 às 18 horas, no Parque da Prainha – * Presença do Ônibus Rosa, do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, para dar suporte às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, com a participação da Secretaria Municipal da Mulher, através do Cramvive.
*Terça-feira (19), das 14 às 16 horas, no auditório da Prefeitura de Vila Velha – * Roda de conversa, em parceria com os movimentos sociais de mulheres do município e representantes da rede de proteção.
Quarta-feira (20), das 8h30 às 12 horas, na UBS de Ataíde – Vila Velha Cuidando Delas, com cadastro no programa Conecta Mulher, atendimentos voltados para a saúde da mulher, orientação jurídica, psicológica e sobre como adquirir absorventes através do programa de Dignidade Menstrual, do SUS.
Quarta-feira (20), às 19 horas, na Faculdade Multivix – Palestra de conscientização sobre o enfrentamento da violência contra a mulher.
Quinta-feira (21), das 8h30 às 12 horas, na UBS de Jardim Marilândia – Vila Velha Cuidando Delas, com cadastro no programa Conecta Mulher, coleta de preventivo e outros atendimentos voltados para a saúde da mulher, orientação jurídica, psicológica e sobre como adquirir absorventes através do programa de Dignidade Menstrual, do SUS.
Sexta-feira (22), das 10 às 18 horas, Parque Urbano Duque de Caxias – Feira empreendedora, com artigos e alimentos produzidos de mulheres cadastradas no programa Conecta Mulher, acolhimento humanizado a mulheres vítimas de violência, com atendimento da rede de proteção e encerramento com homenagens.
Segunda-feira (25), das 9 às 11 horas – Campanha educativa no Terminal São Torquato.
Quarta-feira (27), das 8h30 às 12 horas, na UBS de Jabaeté – Vila Velha Cuidando Delas, com cadastro no programa Conecta Mulher, atendimentos voltados para a saúde da mulher, orientação jurídica, psicológica e sobre como adquirir absorventes através do programa de Dignidade Menstrual, do SUS.
De quinta-feira (28) a sábado (30), das 8 às 18 horas – Representação do município na Conferência Estadual da Mulher, em Aracruz. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Cachoeiro de Itapemirim intensifica ações do Agosto Lilás
> Viana promove ações especiais em alusão ao Agosto Lilás
> Serra + Cidadã: população terá consultas médicas no sábado
> PMV: Casa Rosa se torna referência no combate à violência
> Serra+Cidadã chega a Jardim Carapina com tema Agosto Lilás
> Família Acolhedora está abre vagas para moradores da Serra
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













