TEMAS GERAIS

Ação na Costa Pereira vai marcar dia de enfrentamento à violência contra mulher

Em 1981, durante o I Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, realizado em Bogotá.

Em 25/11/2014 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Nesta terça-feira (25), é celebrado o Dia Internacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Com o objetivo de chamar atenção para a data, a equipe da Gerência de Políticas de Promoção de Gênero da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) estará na praça Costa Pereira, no Centro, das 9 às 12 horas, para abordar as pessoas e divulgar os serviços oferecidos pela rede municipal de proteção à mulher em situação de violência. 

A Coordenação de Atendimento às Vítimas de Violência e Discriminação (Cavvid) e o Botão do Pânico são alguns dos atendimentos prestados na capital.

O dia 25 de novembro de 1960 ficou conhecido mundialmente por conta do maior ato de violência cometido contra mulheres. As irmãs dominicanas Pátria, Minerva e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país (República Dominicana), foram perseguidas, diversas vezes presas, até serem brutalmente assassinadas por agentes do governo militar. A ditadura simulou um acidente.

Em 1981, durante o I Encontro Feminista da América Latina e do Caribe, realizado em Bogotá, na Colômbia, o dia 25 de novembro foi escolhido como Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, em homenagem às três irmãs ativistas políticas.

Fonte:PMV