TEMAS GERAIS

Ações de prevenção da gravidez na adolescência nas escolas

As primeiras semanas de fevereiro são dedicadas à prevenção da gravidez na adolescência.

Em 10/02/2026 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Designed by FREEPIK

A coordenadora de Programas e Projetos de Saúde na Escola de Vila Velha, Juliana Castro Coutinho Bertollo, explica que o objetivo reduzir a proporção de gravidez na adolescência, especialmente entre jovens de 10 a 19 anos, atendendo às metas municipais de saúde.

As primeiras semanas de fevereiro são dedicadas à campanha de prevenção da gravidez na adolescência, com o objetivo de disseminar informações e fortalecer ações educativas que contribuam para a redução dos índices entre esse público.  Em Vila Velha, a programação acontece esta semana, em cinco escolas da rede municipal de ensino.

Durante as atividades serão colocadas nas escolas urnas para que os alunos façam perguntas de forma anônima, que irão orientar as rodas de conversa conduzidas posteriormente pelas equipes das unidades de saúde de referência. A iniciativa integra as ações do Programa Saúde na Escola e é resultado da parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação de Vila Velha.

A agenda tem início nesta terça-feira (10), às 14 horas, na UMEF Zedmeia Camargo, em Santos Dumont. Na quarta-feira  (11), a atividade será realizada na UMEF Prefeito Vasco Alves, em Jabaeté, às 10 horas. Já na quinta-feira (12), a ação acontece às 9 horas, na UMEF Professora Nice de Paula, em Boa Vista II. A programação se encerra na sexta-feira (13), com atividades na UMEF Ofélia Escobar, em Aribiri, às 13h30, e na UMEF Paulo Mares Guia, em Cobilândia, às 14 horas.

Acompanhamento

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha acompanha de perto a gravidez na adolescência por ser um importante indicador de saúde pública, monitorando os casos nas faixas etárias de 10 a 14 e de 15 a 19 anos, para orientar estratégias específicas de cuidado, prevenção e proteção.

Ao longo do ano, o município realiza ações como a capacitação de profissionais de saúde para qualificar o acolhimento dos adolescentes e o uso da Caderneta do Adolescente como instrumento de cuidado, escuta e fortalecimento do vínculo.

A coordenadora de Programas e Projetos de Saúde na Escola, Juliana Castro Coutinho Bertollo, explica que o objetivo reduzir a proporção de gravidez na adolescência, especialmente entre jovens de 10 a 19 anos, atendendo às metas municipais de saúde.

“O município de Vila Velha, comprometido com a promoção da saúde e da educação de qualidade, propõe uma ação intersetorial de capacitação em saúde sexual, integrando profissionais das Unidades de Saúde e alunos das Unidades Municipais de Ensino Fundamental (UMEFs), tendo os adolescentes como protagonistas do processo educativo. A iniciativa tem como objetivo reduzir a proporção de gravidez na adolescência, especialmente entre jovens de 10 a 19 anos, atendendo às metas municipais de saúde.”

Leia também:

Cartórios geram R$ 14,7 milhões em economia aos cofres públicos
União cede terreno para Teresópolis regularizar 10 mil famílias
Conteúdos falsos criados com IA mais que triplicam 
Detran|ES orienta para contratação de Transporte Escolar
Sefaz flagra transporte irregular de mercadorias em Marataízes

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET