TEMAS GERAIS

Ações marcam Dia Mundial de Enfrentamento à Violência contra Idosos.

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os direitos dos idosos em Vitoria/ES

Em 11/06/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os direitos dos idosos e os mecanismos que contribuem para prevenir a violência e os maus-tratos contra a terceira idade, acontece nesta segunda-feira (15) o Dia Mundial de Enfrentamento à Violência Contra Pessoa Idosa.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) preparou uma programação especial para a passagem desse dia. A mobilização vai acontecer na praia de Camburi, entre os quiosques 2 e 3, das 7h30 às 10 horas. Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) levarão  reflexão sobre o cotidiano dos idosos em relação a lazer e relações pessoais e interpessoais, sexualidade, convívio familiar e conflito de gerações.

"Avançamos para além dos muros dos Centros de Convivência com ações que têm o objetivo de sensibilizar nossos munícipes para as diversas formas de violencia contra o idoso", disse a coordenadora dos Serviços de Convivência para Idosos, Famíglia Martins.

A presidente do Conselho Municipal de Pessoa Idosa (Comid), Fabíola Barbosa Siva, destacou a importância das ações. "Queremos nesta data sensibilizar a sociedade sobre o valor da pessoa idosa, que tanto contribuiu e ainda contribui para nós. Os cuidados que hoje os idosos precisam não significam que eles sejam incapazes. Devemos resgatar sua convivência familiar e comunitária".

Centros de Convivência

Os Centros de Convivência para a Terceira Idade (CCTI´s) também prepararam eventos para marcar a data. Haverá apresentação musical, teatro, caminhada e aulão de ginástica nos espaços. Veja a programação abaixo:

CCTI Centro

Horário: 9 horas
Local: praça Costa Pereira, Centro
Ação: apresentação musical, encenação de teatro com idosos do CCTI e dança. Ainda haverá a presença dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mauro Braga e apresentação do grupo musical Serenata.

CCTI Jardim da Penha

Horário: das 9 às 11 horas
Local: em frente ao Shopping Plaza
Ação: apresentação musical

CCTI Maria Ortiz

Horário: 7h30 (concentração no CCTI). Às 8 horas, caminhada pelas ruas do bairro sentido praça de Goiabeiras
Ação: apresentação de dança circular

CCTI Jardim Camburi

Horário: 7 horas (concentração na praça do EPA)
Ação: teatro, percussão e aulão de ginástica

Direitos    

Direito a vida, dignidade, liberdade, saúde, educação, cultura e lazer, profissionalização no mercado de trabalho, previdência e assistência social, habitação e transporte. Essas são algumas questões que devem ser implementadas para construir uma sociedade com respeito e valorização da pessoa idosa.

Violência

Os idosos sofrem seis tipos de violação contra seus direitos:

  • Psicológicas: humilhações, algumas restrições quanto à liberdade, tentativas de isolá-los do convívio social e comunitário e agressões físicas, verbais ou ameaças
  • Financeiras: exploração imprópria ou ilegal dos idosos por eles não estarem consentindo os seus recursos financeiros ou patrimoniais
  • Sexuais: tendo ou não contato físico ou práticas eróticas, através de aliciamentos, violência física ou ameaças
  • Negligência: recusar ou omitir cuidados devidos e necessários aos idosos por parte dos responsáveis, familiares e instituições
  • Abandono: ausência ou renúncia dos familiares e instituições de prestar socorro à pessoa idosa que necessite de proteção
  • Autonegligência: conduta da pessoa idosa que ameace sua própria saúde ou segurança pela recusa de ter cuidados com ela própria.

Denúncias

As pessoas podem denunciar crimes de violência contra os idosos nos seguintes órgãos:

Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Vitória (Creas):

Região Centro: (27) 3132-8065 e 3132-8073
Região Bento Ferreira: (27) 3132-1719
Região Maruípe: (27) 3227-9545

Delegacia do Idoso: (27) 3227-9545

Conselho Municipal do Idoso de Vitória (Comid): (27) 3382-6178

Fonte:PMV