SAÚDE

​Adultos também devem manter caderneta de vacinação em dia

Munícipe de Vila Velha que não estiver com o esquema vacinal em dia pode agendar no site

Em 26/07/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

Quando as pessoas se vacinam, elas não apenas protegem a si mesmas, mas também contribuem para a prevenção e controle de doenças infecciosas em toda a comunidade.

Assim como as crianças, os adultos também devem manter a caderneta de vacinação em dia. Ao se imunizar, você se previne contra doenças infecciosas e contribui para diminuir a circulação de doenças. Nesta fase, o esquema vacinal completo é composto pelas seguintes vacinas: hepatite B (três doses), antitetânica (três doses), febre amarela (dose única, até 59 anos), tríplice viral, influenza (gripe) e covid.

A vacinação é uma das medidas mais importantes para a promoção da saúde pública. Quando as pessoas se vacinam, elas não apenas protegem a si mesmas, mas também contribuem para a prevenção e controle de doenças infecciosas em toda a comunidade. Cátia Lisboa, secretária de Saúde de Vila Velha, destaca que as vacinas são comprovadamente eficazes e seguras e que o cidadão pode se imunizar sem medo. 

>> ES tem a maior cobertura vacinal de BCG dos últimos 4 anos

O munícipe de Vila Velha que não estiver com o esquema vacinal em dia pode agendar, via site da Prefeitura Municipal (www.vilavelha.es.gov.br), o dia e horário para a imunização em uma das Unidades de Saúde da cidade com sala de vacinação ou se dirigir aos postos de vacinação itinerantes, como o Shopping Praia da Costa, aos sábados, das 11h às 18h, sem necessidade de agendamento.

É necessário levar documento de identificação com foto e a carteira de vacinação. Caso não tenha mais a carteira ou o registro da vacinação, será necessário iniciar o ciclo.

Sobre as vacinas

Hepatite B: previne infecção do fígado (hepatite) causada pelo vírus da hepatite B. São três doses, sendo a segunda dose um mês após a primeira; e a terceira, seis meses após a primeira dose.

Antitetânica: evita o tétano, uma doença potencialmente fatal. São três doses iniciais: a segunda deve ser tomada dois meses após a primeira, e a terceira, dois meses após a segunda. Após, a indicação é uma dose a cada dez anos, por toda a vida.

Febre amarela: dose única até 59 anos. Quem recebeu uma dose da vacina antes de completar cinco anos, deve fazer a dose de reforço.

Tríplice viral: previne o sarampo, a caxumba e a rubéola. Pessoas não vacinadas devem tomar duas doses até 29 anos e uma dose de 30 a 50 anos.

Influenza (gripe): a recomendação é de uma dose anual.

Covid-19:  esquema vacinal é composto por duas doses (1ª dose + 2ª dose) e reforço com vacina Bivalente. (Semcom/PMVV)

Leia também:

ES tem a maior cobertura vacinal de BCG dos últimos 4 anos
Marataízes leva realização de exames para unidade de saúde
Anvisa dá registro definitivo para vacina bivalente contra Covid
Linhares continua aplicando teste para detectar a dengue
Serra abre agendamento para vacinação nesta segunda (24)
Cariacica terá vacinação sem agendamento no fim de semana
Serra realiza vacinação sem agendamento no fim de semana
HIV: medicamento que facilita tratamento será dado no SUS
Vacina contra meningite disponível neste sábado, em Aracruz
Vitória abre 3.900 vagas para vacinação contra Covid e Gripe

TAGS:
VILA VELHA | CADERNETA | VACINAÇÃO | ESQUEMA VACINAL | ADULTOS