CIDADE

Aeroporto de Vitória (ES) pode começar a ter voos internacionais, diz governo.

Empresas e governo do estado estão estudando a ideia para 2018.

Em 19/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

As negociações entre empresas aéreas e o Governo do Estado, para abrir rotas de voos internacionais no Aeroporto de Vitória, estão se intensificando. Já para dezembro deste ano há um acerto com a Gol para que o Espírito Santo receba quatro voos da Argentina, do tipo charter, em que todas as passagens são fretadas por agências de turismo.

O secretário de estadual de Turismo, José Sales Filho, revela que esta operação será um teste e estima que em 2018 Vitória já possua suas próprias rotas de viagens internacionais.

Sales Filho explica que para receber passageiros de voos internacionais é necessário ter uma estrutura de desembarque separada dos usuários que fazem viagens domésticas. Atualmente o estado possui um voo internacional de cargas, que decola de Miami para o Espírito Santo.

"É preciso criar balcões para a Alfândega, a Receita Federal e a Polícia Federal fazerem a vistoria dos passageiros que vêm de fora. Infelizmente, o Aeroporto de Vitória não pode dar este suporte hoje. Mas estamos fazendo parcerias com estes órgãos para criarmos um esquema especial para viabilizar estas quatro viagens como experiência", explicou.

Novo terminal
Previsto para ser inaugurado no segundo semestre de 2017, o novo terminal de passageiros do Aeroporto de Vitória estará apto para fazer este tipo de operação sem a necessidade de um esquema especial, segundo Sales Filho.

O secretário ainda conta que o primeiro destino escolhido foi a Argentina, por se tratar do principal consumidor do turismo brasileiro. Para ele, ter voos diretos para Vitória será um atrativo importante para incentivar a vinda de turistas para o Espírito Santo.

"O turista não quer ter que perder tempo fazendo baldeação, tendo que esperar em outros aeroportos para chegar ao Estado. O Espírito Santo tem um potencial no turismo de negócios. Ter uma rota no Estado é o primeiro passo para criar esta demanda de turistas argentinos. Estamos a apenas três horas de viagem", analisa.

De acordo com ele, ao se consolidar a rota, serão abertas possibilidades para outras linhas para países vizinhos como o Chile, Uruguai e Paraguai.

"Este é um tipo de viagem que não se sustenta durante todo o ano e só se mantém nos períodos de temporada. Com minha experiência, acredito que em dois anos, já teremos rotas de voos regulares para comprarmos um bilhete em Vitória e viajar para outros países", afirma.

A Gol afirmou, por nota, que o trecho entre Vitória e Buenos Aires está sendo analisado pela empresa. A diretoria da Latam se reuniu com o Governo do Estado na tarde desta quinta-feira (18) para tratar de iniciativas para atrair jornalistas estrangeiros para o Espírito Santo.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedes) foi questionada se há uma negociação entre as empresas para que o Espírito Santo reduza o valor cobrado às empresas aéreas, mas informou que não irá se manifestar sobre o tema.

Redução de imposto
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) pleiteia no Senado e junto aos estados a redução do ICMS sobre o combustível da aviação. Atualmente são cobrados 25% sobre o querosene, mas a organização estuda estabelecer um teto de 12% para a alíquota. Além de baratear custos, a medida poderia criar de 50 a 70 novos voos diários no país.

Fonte: g1-ES