CIDADE

Ações colocam Vitória no roteiro dos visitantes que buscam lazer

Vitória tem mostrado seu potencial turístico e atraído cada vez mais pessoas.

Em 10/06/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Leonardo Silveira

As ações de fomento ao turismo implementadas nos últimos anos têm contribuído para a inclusão da capital no roteiro dos viajantes dos mais diversos lugares do País e do mundo. Além da tradicional vocação para o turismo de negócios, a capital do Espirito Santo tem mostrado seu potencial e atraído cada vez mais pessoas interessadas em conhecer as belezas, os encantos e a história da cidade.

Segundo dados do Observatório do Turismo de Vitória, em 2018, a taxa de ocupação hoteleira aumentou 20,6% na comparação com o ano anterior. Para este ano, a expectativa é que o crescimento seja ainda maior, como destaca o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Leonardo Krohling.

"O Réveillon 2019 atraiu milhares de pessoas para ver o espetáculo de cores na praia de Camburi. Nossa taxa de ocupação hoteleira ficou em 98,8%. É um número bastante significativo, principalmente quando comparado ao mesmo período do ano passado, quando essa taxa ficou em 85,5%", disse.

Outros períodos de alta na ocupação hoteleira e que devem impulsionar os dados de 2019 foram o Carnaval do Brasil (+ 64,7%) e de Vitória (+22,1%), a Semana Santa (+13,8) e as férias escolares (+5,4%).

"Esse crescimento do turismo de lazer está ligado ao trabalho realizado na capital, que tem reinventado a sua diversidade econômica, agora voltada para várias atividades, entre elas, o turismo", completou Krohling.

Baleias

O turismo de observação de baleias jubarte também é uma grande aposta para este ano. Na temporada de 2018, entre os meses de junho e novembro, 893 turistas participaram das expedições e tiveram a oportunidade de observar as baleias que visitaram o litoral capixaba. Segundo o diretor de Turismo da CDV, Felipe Ramaldes, a expectativa é que esse número aumente este ano.

"Vitória apresenta as condições mais acessíveis para avistamento de baleias. A logística é muito fácil e após  uma hora do embarque já é possível avistar as primeiras baleias. Já iniciamos os preparativos para a temporada 2019, que passa por capacitação dos profissionais que atuam no ramo, Simpósio Latino-Americano, atividades culturais, educacionais e evento festivo", destaca.

Produtos turísticos estruturados em Vitória

1) Programa Visitar

O Visitar disponibiliza gratuitamente monitores capacitados em monumentos históricos do Centro Histórico de Vitória:

- Catedral Metropolitana de Vitória;
- Convento de São Francisco;
- Igreja do Rosário;
- Igreja de São Gonçalo;
- Capela de Santa Luzia,
- Convento do Carmo;
- Theatro Carlos Gomes.

2) Galpão das Paneleiras

A fabricação artesanal das panelas de barro é ofício das paneleiras de Goiabeiras, constituindo um saber passado por gerações há mais de 400 anos. A técnica utilizada é de origem indígena caracterizada por modelagem manual, queima a céu aberto e aplicação da tintura de tanino.

Esse saber foi apropriado dos índios por colonos e descedentes de escravos que vieram ocupar a margem do manguezal. O ofício das paneleiras foi reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro, registrado em 2000, no Livro dos Saberes, do Instituto do Patrimônio Artístico Nacional – IPHAN.

3) Centros de Atendimento ao Turista (CAT´s)

Os CAT´s estão localizados em áreas estratégicas para o turismo da cidade, nos quais técnicos da Prefeitura de Vitória prestam informações sobre os atrativos turísticos e fazem a distribuição de mapas e fôlderes. Além disso, orientam os visitantes a se deslocarem pela cidade e em municípios vizinhos destacando as belezas da capital.

Centro de Atendimento ao Turista - Camburi
Módulo do Serviço de Orientação ao Exerício (SOE) da Praia de Camburi
Horário de funcionamento: De segunda a domingo das 10h às 17h

Centro de Atendimento ao Turista - Galpão das Paneleiras
Rua das Paneleiras 55 - Goiabeiras - Ver no mapa
Telefone: (27) 3327-0519
Horário de funcionamento: De segunda a sábado, das 8h às 18h30. Domingos, das 9h às 14h.

Centro de Atendimento ao Turista - Museu do Pescador
Rua Felicidade Correia dos Santos 1095 - Ilha das Caieiras - Ver no mapa
Horário de funcionamento: De terça a sexta das 13h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 15h.

4) Turismo Náutico

Na pesca oceânica, Vitória é considerada a capital do marlin azul por deter recordes mundiais dessa espécie, o que estimula a realização de importantes competições. O ambiente marítimo natural favorece o desenvolvimento de esportes a vela, como windsurf e kitesurf.

5) Turismo de observação de baleia

A observação de baleias jubarte tem atraído cada vez mais moradores, turistas e pesquisadores à capital pela praticidade no deslocamento e tempo para chegar até as espécies. Famosas pelos seus saltos, elas podem ser vistas de 10 a 20 milhas náuticas (entre 20 a 40 quilômetros) de distância do litoral.

6) Projeto Tamar

Dois aquários para a observação de tartarugas marinhas e palestras sobre sua vida, reprodução e preservação são atrações do Centro de Visitação do Projeto Tamar, localizado na Ilha do Papagaio, uma área adjacente à Praça do Papa.

Os tanques têm dois e 30 mil litros e abrigam filhotes e espécies adultas de tartarugas verdes (Chelonia mydas), cabeçuda (Caretta caretta) e oliva (Lepidochelys olivacea). Outro atrativo do Centro de Visitação é a bela paisagem do entorno: uma vista panorâmica da baía de Vitória e da cidade de Vila Velha.

7) Regulamentação das atividades de ônibus turístico

Vitória conta com ônibus panorâmico de turismo, que possui a parte superior aberta para os passageiros terem uma visão privilegiada e ampla da cidade. O veículo tem 49 lugares disponíveis, inclusive para idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida. 

8) Festival da Torta Capixaba e Festival de Frutos do Mar

O evento acontece no feriado da Semana Santa e conta com a participação de dezenas de expositores que oferecem aos visitantes a torta capixaba, prato típico da culinária do Espírito Santo. A torta mistura frutos do mar, bacalhau, cebola e palmito e tem um sabor especial para a comunidade local, por valorizar a cultura da região. Além disso, a programação conta com atrações artísticas de samba, o chorinho, o sertanejo e forró ta para acompanhar as delícias gastronômicas do evento.

9) Réveillon

Em Vitória, o Réveillon é marcado pela queima de fogos e pelos shows musicais que ocorrem na praia de Camburi. À meia noite, um espetáculo de luzes coloridas cobre o céu. Todos os anos, o show pirotécnico proporciona um espetáculo de luzes e cores que leva ao local diversos moradores de Vitória e turistas. Além dos fogos, cantores capixabas ajudam a alegrar o público até as primeiras horas do ano. Do outro lado da cidade, a Prefeitura também realiza programação de Ano-Novo, com queima de fogos e shows com artistas locais, na Prainha de Santo Antônio e na Ilha das Caieiras.

10) Carnaval de Vitória

Com o slogan “O Carnaval do Brasil começa aqui”, o desfile das escolas de samba na capital acontece na sexta e sábado da semana anterior ao Carnaval oficial. Pelo Sambão do Povo, passam escolas da capital e de outros municípios da Região Metropolitana. 

11) Apoio ao festival de esportes náuticos "Taça Cidade de Vitória"

A prova é realizada em dois quilômetros da orla, no trecho entre a Aaenida Adalberto Simão Nader e o Clube dos Oficiais. São cerca de 100 equipes participantes de todo o Brasil. O evento de pesca e arremesso é tradicional em nosso calendário e abre as portas para as celebrações do aniversário de Vitória, celebrado no dia 8 de setembro.

12) Regulamentação das áreas de embarque e desembarque para transporte aquático

13) Lançamento de edital de apoio a eventos que geram fluxo turístico

LEIA TAMBÉM:

Gabinete Itinerante Online: demandas e prioridades do seu bairro até dia 29

Com base nos princípios da gestão compartilhada praticada pela Prefeitura Municipal de Vitória, os moradores de cada bairro podem indicar obras e serviços e apresentar propostas no Gabinete Itinerante Online.

Os cidadãos devem acessar o endereço gabineteitinerante2019.vitoria.es.gov.br desta segunda (10) até 29 de junho para indicar suas demandas. Trata-se da primeira das três etapas para que a população da capital participe do processo de decisão dos rumos da cidade.

MÊS DOS NAMORADOS. COMPRE PELO SITE

Resultado de imagem para kit intimos racco

Na etapa online, os moradores têm a oportunidade de opinar sobre as principais sugestões em todas as áreas. No dia 24 de junho, haverá um Gabinete Itinerante em cada uma das nove regiões administrativas de Vitória. Na última etapa, no dia 1º de agosto, será apresentado o consolidado de todas as propostas. 

"Através do Gabinete Itinerante Online, o cidadão pode dar sua contribuição direta participando ativamente da gestão compartilhada e das principais decisões da Prefeitura", disse o secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Mateus Mussa.

"Neste ano, ampliamos a etapa online do Gabinete Itinerante. Com esse instrumento de gestão compartilhada, os cidadãos poderão indicar as demandas do seu bairro e sugerir as prioridades para a Prefeitura. Essa discussão contribuirá para elaboração das peças orçamentárias do município", disse o subsecretário de Planejamento e Gestão Estratégica, Alberto Frederico Salume Costa. 

Gabinete Itinerante

O Gabinete Itinerante objetiva contribuir para a democratização das discussões relacionadas aos assuntos da cidade, buscando na participação popular o compartilhamento da gestão do município.