TEMAS GERAIS

Agentes de trânsito ajudam grávida e bebê nasce dentro da viatura da Guarda

Os agentes estavam em deslocamento para atender a uma ocorrência ...

Em 15/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Dois agentes de trânsito da Guarda Civil Municipal de Vitória tiveram uma experiência inesquecível no final da manhã desta quinta-feira (14) ao ajudar uma grávida de 30 anos e presenciar o parto de uma criança dentro da própria viatura de trabalho.

Os agentes estavam em deslocamento para atender a uma ocorrência de estacionamento irregular quando receberam um pedido de ajuda de um taxista na rua José Teixeira, na Praia do Canto, que mostrou aos guardas que uma de suas passageiras estava em trabalho de parto. Era Lorena Zumira dos Santos.

Ao perceberem a gravidade da situação, os agentes colocaram Lorena na viatura e foram em direção à maternidade Santa Úrsula, na Mata da Praia.

O agente de trânsito Lúcio da Silva Pessoa, que dirigia a viatura, contou que, no caminho, ainda na Reta da Penha, tentou acalmar a mãe e o pai da criança, mas, em frente à avenida Rio Branco, um grito forte dela anunciou que o bebê já estava para nascer. A viatura então parou e o parto ocorreu ali mesmo, em um dos cruzamentos mais movimentados da cidade.

Assim que o bebê - a menina Letícia - nasceu, eles deram continuidade ao percurso até a maternidade,  onde a mãe foi atendida pelos médicos de plantão ainda na viatura. Apesar do susto, as duas passam bem. Ela nasceu pesando 3,7 quilos.

Emergência

O agente Pessoa disse que foi preciso muito sangue frio para passar pelo trânsito em estado de emergência e ainda garantir a segurança da gestante. "Quem dirige uma viatura precisa ter muito controle emocional e psicológico para encarar essas situações. Tem apenas um ano e dois meses que estou na Guarda, mas, neste momento, precisamos ter tranquilidade e ao mesmo tempo agilidade e segurança para passar o trânsito".

Mesmo com o giroflex e o som de veículo de emergência ligados, ele contou que alguns veículos ainda demoraram um pouco para liberar passagem, dificultando o deslocamento. "Gostaria de fazer um apelo a todos os motoristas para que respeitem os veículos de emergência, pois eles podem estar transportando vidas, e nesses momentos cada minuto perdido conta", orientou.

Fonte:PMV