AGRICULTURA

Agropecuaristas da Serra ganham a Casa do Produtor Rural

O espaço vai centralizar atendimentos, oferecer orientações técnicas aos produtores rurais.

Em 01/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Samyr Dionizio/Divulgação/Prefeitura da Serra

Com um investimento de mais de R$ 1,3 milhão, a Casa do Produtor Rural será administrada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap).

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap), inaugurou na última quinta-feira (27), a Casa do Produtor Rural. Com investimento de mais de R$ 1,3 milhão, o espaço que vai centralizar atendimentos, oferecer orientações técnicas, além de serviços administrativos para quem trabalha no campo. O equipamento é o primeiro feito só para o setor agropecuário da Serra e fica na BR-101, próximo à garagem da Viação Serrana.

A Casa do Produtor Rural vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e irá possibilitar que os agricultores tenham acesso a atendimento técnico especializado, orientação para questões administrativas, serviços específicos da atividade rural, emissão de documentos e apoio para as demandas de produção. O local também conta com, um auditório para cursos de capacitação e treinamentos.

O prefeito Weverson Meireles falou sobre a importância do novo espaço, ressaltando que essa entrega demonstra o compromisso da Prefeitura com a população serrana.

“Hoje entregamos muito mais do que um equipamento público. Entregamos um símbolo do nosso compromisso com quem faz a agropecuária e o agroturismo da Serra acontecer. A Casa do Produtor Rural reúne, pela primeira vez, em um único espaço, serviços, orientações técnicas e o suporte necessário para que o trabalhador do campo possa produzir melhor. Essa obra, que começou na gestão Sergio Vidigal, é parte de uma política que valoriza as famílias rurais, apoia o empreendedorismo no campo e impulsiona a economia local. Seguimos avançando, com planejamento e responsabilidade, para que cada produtor tenha na Prefeitura uma parceira permanente.”

O secretário Municipal de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca, Claudio Denicoli, destaca também a agilidade que e a facilidade que o novo equipamento traz, uma vez que possibilita aos trabalhadores rurais serranos. 

“É um sonho do produtor rural da Serra ter uma casa e um lugar para chamar de seu, onde vamos concentrar serviços e oferecer orientações. Tenho certeza de que a Casa do Produtor Rural já nasce cumprindo seu propósito, que é aproximar o poder público de quem produz. Com ela abrimos novas portas para a modernização do nosso campo.”

O espaço vai reunir em um só lugar órgãos e instituições importantes para quem trabalha no campo, como a Secretaria de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca (Seap), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Associação dos Produtores Rurais da Serra (Pruns), o Núcleo de Atendimento ao Produtor Rural, a Associação dos Produtores Rurais da Serra (Aprumus) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Também vai contar com o setor de notas fiscais da Secretaria da Fazenda (Sefa).

O presidente da Associação de Produtores Rurais do Município da Serra (Aprumus), Teodoro Nascimento, destacou a importância da obra para os produtores rurais. 

“Lembro quando lá atrás falamos sobre esse sonho que a gente tinha com o ex-prefeito Sergio Vidigal. Ele possibilitou essa realização que hoje o prefeito Weverson Meireles está de parabéns por realizar e entregar. É uma obra nossa, de todos os produtores rurais da Serra.”

Estrutura

Construído em um terreno com mais de 1.000 m2², o imóvel possui 335,08 m2² de área edificada, distribuídos em dois pavimentos, oferecendo uma estrutura completa para atendimento, capacitações e ações voltadas ao desenvolvimento do setor rural do município. O espaço foi planejado com foco na acessibilidade e na funcionalidade.

O imóvel possui elevador, permitindo o acesso seguro a todos os ambientes. A área externa conta com estacionamento para carros e bicicletas, pátio com pavimento intertravado e paisagismo.

Segundo a secretária de Obras, Izabela Roriz, o espaço foi pensado para apoiar o desenvolvimento da agricultura do município da Serra.

“Essa é uma obra que foi planejada com muito carinho para oferecer não apenas um ambiente moderno, mas também acessível, funcional e totalmente preparado para atender às demandas dos nossos agricultores. A Casa do Produtor Rural foi pensada para apoiar o desenvolvimento da agricultura do nosso município, garantindo um ambiente adequado para capacitações, atendimentos e ações que impulsionem quem trabalha e produz na Serra.”

No pavimento térreo, os produtores rurais encontrarão recepção, área de circulação, auditório, copa, escritório, sala de agroturismo e banheiros, incluindo unidades adaptadas para Pessoas com Deficiência (PCD), tanto no masculino quanto no feminino. Já o primeiro pavimento conta com três escritórios e banheiros PCD, ampliando a capacidade de atendimento e suporte técnico oferecido pela secretaria responsável.

Para garantir conforto e segurança, o prédio dispõe de climatização, equipamentos de combate a incêndio, cabeamento estruturado e Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). 

Leia também:

Pimenta-do-reino capixaba bate recorde de exportações
Agroecologia avança em oito municípios capixabas
Incaper lança cartilha sobre tecnologia de cultivo de abacaxi
Vila Velha inaugura agroindústria de beneficiamento de mel
Guarapari sedia a maior feira de agronegócios da região

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET