TEMAS GERAIS

AGU pede a condenação de 40 pessoas por atos golpistas

A AGU pediu à Justiça Federal a condenação definitiva de 40 pessoas presas em flagrante.

Em 01/03/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

O valor corresponde ao “dano material já incontroverso” já reportado por Congresso, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF), argumenta a AGU no parecer enviado à Justiça Federal de Brasília.

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu à Justiça Federal a condenação definitiva de 40 pessoas presas em flagrante invadindo e depredando o patrimônio público durante os atos golpistas de 8 de janeiro. O órgão também quer que elas ressarçam os cofres públicos em R$ 20,7 milhões.

O valor corresponde ao “dano material já incontroverso” já reportado por Congresso, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF), argumenta a AGU no parecer enviado à Justiça Federal de Brasília.

Os réus encontram-se presos preventivamente, por participação “da materialização dos atos de invasão e depredação de prédios públicos federais, tanto que em meio a esses atos foram presos em flagrante como responsáveis pelos atos de vandalismo nas dependências dos prédios dos três Poderes da República”, diz o pedido da AGU.

A AGU diz ainda que “mais que os danos materiais ao patrimônio público federal objeto desta ação, resultaram danos à própria ordem democrática e à imagem brasileira”.

A íntegra do pedido não foi divulgado uma vez que o processo corre em sigilo, justificou a AGU. Apenas alguns trechos foram divulgados. Os alvos do pedido de condenação já encontram-se com bens bloqueados cautelarmente, a pedido dos advogados da União.

O caso é uma das quatro ações na esfera cível abertas pela AGU. Em todas, o órgão já obteve medidas cautelares de bloqueio de bens. Ao menos 178 pessoas físicas, três empresas, uma associação e um sindicato são alvo dos processos. (Por Felipe Pontes/Agência Brasil)

Leia também:

Anvisa retira obrigatoriedade de uso de máscara em aviões
Moraes autoriza STF julgar militares envolvidos no 8 de janeiro
Guarda-vidas realizou mais de 24 mil atendimentos em janeiro
Aberta inscrição para 52º Concurso de Redação de Cartas
São Paulo tem ações de vacinação de animais contra raiva
Base federal em terra yanomami é atacado, garimpeiro é preso
Supremo Federal mantém proibição do uso de amianto no país
Desalojados em SP vão receber 20 toneladas de doações
Navio chega a São Sebastião em meio a previsão de mais chuvas
Petrobras doa combustível para aeronaves de resgate em SP

TAGS:
AGU | CONDENAÇÃO | PESSOAS | ATOS GOLPISTAS | JUSTIÇA FEDERAL