CIDADE

Águas do rio Tietê voltam a escurecer e preocupam moradores.

Moradores registraram a sujeira e água acinzentada no fim de semana.

Em 06/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

As águas do rio Tietê, no trecho que passa pela cidade de Salto (SP), voltaram a apresentar coloração escura neste fim de semana. O rio ficou acinzentado entre sábado (4) e domingo (5). As frequentes mudanças na tonalidade do principal rio paulista preocupam os moradores, já que no ano passado, a água chegou a ficar preta.

Segundo os moradores, a água começou a ficar cinza no sábado e clareou no começo da tarde de domingo, mas ainda chamava a atenção de quem passava pelo local. 

Na queda d' água, o principal ponto turístico de Salto, foi possível ver o resultado da sujeira, além de espuma escura nas margens do rio. Cena que a comerciante Rosemar Campino classifica como desanimadora. “Esse seria o cartão postal da nossa cidade. O rio tem mais de 1 mil quilômetros de extensão e chegando perto da capital ele fica praticamente morto. É muito triste", afirma a moradora de Salto.

O secretário de Meio Ambiente da cidade, João Conti, percorreu trechos do rio no final de semana. Ele acredita que essa mudança na cor da água pode ter sido provocada pela chuva do fim de semana. De acordo com Conti, o aumento na água pode ter revirado o material depositado no fundo do rio ou trazido resíduos da capital paulista.

“Nesta época do ano, o rio diminui bastante por conta da estiagem e, por isso, quando se tem um aumento de vazão, todos os dejetos ficam misturados. Mas como não podemos afirmar que esse seja apenas o único motivo da água cinza, faremos um monitoramento a partir de agora para tirar algumas conclusões”, explica.

Em nota, a Cetesb informou que técnicos vistoriaram diversos trechos do rio Tietê ao longo do dia e constataram que a alteração na coloração da água se deve a um fenômeno natural. A forte chuva dos últimos dias teria carregado resíduos do solo de afluentes e do próprio leito do rio.
Ainda de acordo com a companhia, esse é um fenômeno comum quando ocorre chuva intensa, principalmente após longos períodos de estiagem. A Cetesb informou ainda que, durante as últimas vistorias, já no período da tarde, a água estava menos turva.

Água preta, marrom e espuma
Em novembro do ano passado, internautas enviaram fotos e vídeos mostrando que a água no trecho do rio Tietê em Salto estava preta. Segundo a internauta Rafaela Paes, moradora da região, o susto foi grande. "A água estava parecendo piche, asfalto derretido. Muito feia a situação", conta.

Segundo ambientalistas, o rio ficou com cor escura durante o dia e à tarde em um trecho de 100 km. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente da cidade, sinal de que a qualidade da água havia melhorado. A "cachoeira preta" provocou a morte de 40 toneladas de peixes, que foram retirados do córrego do Ajudante, um afluente que desagua no rio Tietê.

Fonte: G1-SP