POLÍTICA INTERNACIONAL

Alain Juppé diz que não será candidato à presidência francesa.

Eu confirmo de uma vez por todas que eu não serei candidato à presidência da república, declarou.

Em 06/03/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O ex-premiê Alain Juppé reafirmou nesta segunda-feira (6) que não concorrerá à presidência francesa. A declaração acontece um dia depois de o candidato François Fillon, que enfrenta forte oposição dentro do partido Os Republicanos, anunciar que não tem a intenção de deixar a disputa pela vaga no Palácio do Elisée apesar do escândalo de corrupção.

"Eu confirmo de uma vez por todas que eu não serei candidato à presidência da república", declarou Juppé, segundo o jornal francês "Le Monde".

Pesquisas indicam que Fillon não conseguirá passar pelo 1º turno em 23 de abril e não estará no 2º turno, em 7 de maio.

A candidatura de Fillon perdeu apoio devido a um escândalo de corrupção envolvendo sua mulher, acusada de ter um emprego fictício. Em uma entrevista para a televisão France 2, Fillon foi questionado diretamente se ele iria abandonar. "A resposta é não", disse ele. "Eu não vejo razão para fazer isso."

No domingo, Fillon participou de um ato na Praça do Trocadero, em Paris, que reuniu seus apoiadoresm. O ato foi uma resposta aos caciques do partido conservador que pressionam para que ele abandone a disputa.

No fim de semana, Penelope Fillon falou pela 1ª vez em público e o aconselhou a lutar até o final, em uma entrevista publicada no "Journal du Dimanche". Para ela, Fillon "é o único candidato com experiência (...), projeto e determinação necessários para dirigir a França".