MOTOR
Alinhamento ou balanceamento? Especialista explica
Quem possui um carro precisa estar atento a todas as funções necessárias.
Em 19/12/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Quem possui um carro precisa estar atento a todas as funções necessárias para manter a segurança, tanto do motorista quanto dos passageiros. Entre elas estão o alinhamento e o balanceamento, que são necessários em situações distintas e merecem atenção.
Apesar das duas terem relação com os pneus do veículo, cada um desempenha uma função. O alinhamento é necessário quando o carro começa a puxar para um lado. “No ato do condutor liberar o volante, ele percebe que o veículo força para a direita ou esquerda, ao invés de permanecer em ponto médio”, explica Cléber Ferreira, gerente de pós-venda da Audi Center Vitória.
Quando o automóvel passa rotineiramente pelo processo de alinhamento, ele não desgasta os pneus de forma irregular. “O alinhamento tem a função de manter o equilíbrio entre os ângulos das rodas em contato com o solo. Se ele estiver em dia, o desgaste dos pneus com o solo é uniforme”, aponta o profissional.
Vibração no volante
Já o balanceamento é fundamental quando o carro apresenta ao motorista barulhos e vibrações diferentes dos usuais. “O veículo precisa passar pelo processo de balanceamento quando ele apresenta vibrações no volante, ocasionadas por um mau procedimento do balanceamento”, explica Ferreira.
Como funciona?
O alinhamento dos pneus deve ser realizado de forma periódica. Em casos específicos, a inspeção deve ser feita quando o carro tiver transitado em terreno irregular, com muitos buracos, ou quando ocorrer a substituição de alguma peça ligada à direção ou à suspensão do automóvel.
A partir de 10 mil quilômetros rodados é necessário o balanceamento, ou quando o motorista modificar as rodas do veículo.
(Foto: Divulgação)