EDUCAÇÃO
Aluna capixaba é premiada em evento de Astronomia
Jordana L. Santos foi premiada pela International Astronomy and Astrophysics Competition.
Em 23/09/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Aluna do Instituto Ponte (IP) desde 2019, Jordana Lourenço Santos, de 17 anos, cursa o 2º ano técnico em Informática para internet integrado.
Uma aluna capixaba do Instituto Ponte (IP) acaba de ser premiada na International Astronomy and Astrophysics Competition (IAAC), evento internacional direcionado a estudantes do ensino médio e universitário e dedicado a temáticas que envolvem Astronomia e Astrofísica.
Aluna do IP desde 2019, Jordana Lourenço Santos, de 17 anos, cursa o 2º ano técnico em Informática para Internet integrado ao ensino médio do Ifes de Serra e alcançou resultados excelentes nas três fases da competição. Ao final, ficou com pontuação entre as 15% maiores do mundo em seu nível, recebendo a medalha de bronze. Segundo Jordana, para conquistar o bom resultado também foi essencial poder participar do curso de inglês que o IP oferece.
Participaram da competição deste ano mais de 8.500 estudantes de 67 países. A IAAC ocorre no formato on-line e é organizada pela associação Edu.Harbour. Grande parte dos membros das equipes organizadora e de infraestrutura técnica está localizada em Heidelberg, na Alemanha.
"Para mim, essa conquista representa a realização de um sonho. Graças ao suporte que tenho tido do Instituto Ponte, tive a oportunidade de participar desse evento e obter um bom desempenho. Minha expectativa é de que essa seja uma de muitas vitórias ainda pela frente”, afirmou Jordana.
Para a fundadora e presidente do Instituto Ponte (IP), Bartira Almeida, a conquista comprova que, quando têm oportunidade, jovens talentosos podem ir mais longe.
“Esse excelente resultado alcançado pela Jordana é uma prova disso. E temos certeza de que vitórias como essa contribuirão para que ela transforme sua vida e de sua família, inclusive revertendo projeções preocupantes de entidades como a da reconhecida Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). De acordo com a instituição, os mais pobres podem levar até nove gerações para atingirem a renda média no Brasil. E nós queremos mudar esse cenário. Com uma educação transformadora, acreditamos que jovens como a Jordana poderão ascender socialmente em muito menos gerações." (Por Rosane Freitas - Mile4)
Leia também:
> Nova Lei beneficia casos específicos de estudantes na Serra
> Servidores da Prefeitura de Vila Velha realizam curso de libras
> Secretaria de Educação da Serra destaca projetos para juventude
> PSE leva orientações sobre alimentação nas escolas de Cariacica
> Vitória faz avaliação institucional das 102 unidades de ensino
> Divulgada lista de classificados no programa Qualificar ES
> Centro Estadual de Anchieta passa se chamar ‘Paulo Freire’
> Prefeitura de Cariacica abre matrículas para EJA em 23 escolas
> No mês da inclusão, Serra terá Seminário de Educação Especial
> Vitória entre as 4 capitais que mais vacinaram educadores
> Escolas podem usar verbas do PDDE para aulas presenciais
> MEC estuda a criação da 1ª universidade federal digital
TAGS: INFORMÁTICA | PREMIAÇÃO | INTERNACIONAL | IFES | ASTRONOMIA | EDUCAÇÃO