EDUCAÇÃO

Alunas de 60 a 80 anos, mesmo nas férias, não saem da sala de aula

A aluna mais nova da turma tem 62 anos! A mais experiente já completou 81 aninhos!

Em 15/01/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Enquanto a maioria dos alunos curte as férias, um pequeno grupo não larga o estudo. Está a todo vapor! Na realidade, essas alunas não querem perder tempo. Todas as segundas, terças e quintas-feiras, 12 alunas abrem mão de estar com a família aproveitando o período de férias para encarar uma sala de aula. A motivação para isso tudo é o desejo de aprender a ler e a escrever. O requisito para participar dessa turma é ter, no mínimo, 60 anos.

A aluna mais nova da turma tem 62 anos! A mais experiente já completou 81 aninhos! O que elas têm em comum é o fato de aproveitar a oportunidade oferecida pela Prefeitura de Vila Velha, por meio do Programa Vila Velha Alfabetizada.

Para a aluna Lizene Nunes, 62 anos, esse momento enriquece não só o estudo, mas também o convívio. “Além de aprender, temos a chance de alcançar uma melhor qualidade de vida”, afirma.

Segundo a professora Bruna Feller Soares, é visível a evolução das alunas. “Chego a me emocionar quando vejo os avanços que essas moças conquistaram. Uma dependia da filha para trazer para aula, hoje não precisa mais. Outra tinha dificuldade de desenhar as letras, agora já consegue,” explica.

Para a professora, o segredo é ter paciência e muito amor com cada uma das alunas para avançar no aprendizado. “Eu peço para professora brigar comigo quando faço algo errado. Mas ela não briga. Pelo contrário, me ensina com a maior paciência do mundo”, explica a aluna Ivanilda.  

Além dessa turma, no Centro de Convivência dos Idosos da Praia da Costa, outras quatro já são atendidas na rede municipal de Vila Velha, contemplando cerca de 80 alunos. São duas turmas em Ponta da Fruta, uma na zona rural Xuri, e uma outra em Jaburuna.

As aulas do programa acontecem três vezes por semana, durante oito meses. Quando as aulas se encerram, os alunos são encaminhados à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Como se inscrever

As inscrições são permitidas apenas para moradores com idade igual ou superior a 15 anos completos. Podem ser feitas com os líderes comunitários dos bairros ou na Secretaria Municipal de Educação (Semed), no setor da EJA, localizada na Rua Castelo Branco, nº 1803, Centro.

 

Fonte:PMVV