EDUCAÇÃO

Alunas de Guarapari apresentam Braço Robótico na JEPE

Alunas da EMEIEF Jorge Boueri Sobrinho, em Guarapari apresentam Braço Robótico na JEPE

Em 28/11/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapari

O protótipo criado pelas alunas utiliza placa Arduino, servo motores, potenciômetros e peças em 3D, combinando conceitos de eletrônica e programação em pseudolinguagem por blocos no Tinkercad. 

As estudantes Giovana Santana Xavier, do 4º A, e Ana Isabel Gonçalves Santos Freire, do 5º A, da EMEIEF Jorge Boueri Sobrinho, acompanhadas pelo professor Ronald Corradi Costa, estão representando a rede municipal de ensino de Guarapari na Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPE), no Ifes Guarapari, com o projeto Braço Robótico, desenvolvido com apoio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Semed.

O protótipo criado pelas alunas utiliza placa Arduino, servo motores, potenciômetros e peças em 3D, combinando conceitos de eletrônica e programação em pseudolinguagem por blocos no Tinkercad. O projeto reforça habilidades como trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas, além de mostrar a importância da robótica e do pensamento computacional nos anos iniciais.

A JEPE reúne estudantes para apresentar trabalhos científicos e participar de mostras, oficinas e palestras alinhadas ao tema da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2025):

“Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.

Para a secretária municipal de Educação, Jaciara Lyrio, a participação das alunas é motivo de orgulho.

“O protagonismo das nossas estudantes mostra a força da educação pública e o quanto investir em ciência e tecnologia transforma vidas.”

A coordenadora pedagógica do NTE, Naiara dos Santos Nobre, destaca o impacto da iniciativa. “O Braço Robótico mostra o quanto nossos alunos são capazes de criar, pesquisar e inovar. E ver meninas liderando esse processo é ainda mais inspirador.”

A participação de Giovana e Ana Isabel reforça a presença feminina na ciência e inspira outras estudantes a explorarem o universo da tecnologia, contribuindo para um futuro mais diverso e inovador. (Secom/PMG)

Leia também:

Lula envia ao Congresso projetos que criam a Unind e UFEsporte
Nossa Bolsa vai ofertar 1.000 bolsas integrais de graduação
Mais de 80 vagas são abertas para cursos de qualificação
Cariacica abre inscrições para cursos gratuitos de mecânica
Envolvidos com tráfico de drogas não chegam ao ensino médio

ACESSE:
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET