EDUCAÇÃO
Alunas de Guarapari apresentam Braço Robótico na JEPE
Alunas da EMEIEF Jorge Boueri Sobrinho, em Guarapari apresentam Braço Robótico na JEPE
Em 28/11/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapari
O protótipo criado pelas alunas utiliza placa Arduino, servo motores, potenciômetros e peças em 3D, combinando conceitos de eletrônica e programação em pseudolinguagem por blocos no Tinkercad.
As estudantes Giovana Santana Xavier, do 4º A, e Ana Isabel Gonçalves Santos Freire, do 5º A, da EMEIEF Jorge Boueri Sobrinho, acompanhadas pelo professor Ronald Corradi Costa, estão representando a rede municipal de ensino de Guarapari na Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPE), no Ifes Guarapari, com o projeto Braço Robótico, desenvolvido com apoio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Semed.
O protótipo criado pelas alunas utiliza placa Arduino, servo motores, potenciômetros e peças em 3D, combinando conceitos de eletrônica e programação em pseudolinguagem por blocos no Tinkercad. O projeto reforça habilidades como trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas, além de mostrar a importância da robótica e do pensamento computacional nos anos iniciais.
A JEPE reúne estudantes para apresentar trabalhos científicos e participar de mostras, oficinas e palestras alinhadas ao tema da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2025):
“Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.
Para a secretária municipal de Educação, Jaciara Lyrio, a participação das alunas é motivo de orgulho.
“O protagonismo das nossas estudantes mostra a força da educação pública e o quanto investir em ciência e tecnologia transforma vidas.”
A coordenadora pedagógica do NTE, Naiara dos Santos Nobre, destaca o impacto da iniciativa. “O Braço Robótico mostra o quanto nossos alunos são capazes de criar, pesquisar e inovar. E ver meninas liderando esse processo é ainda mais inspirador.”
A participação de Giovana e Ana Isabel reforça a presença feminina na ciência e inspira outras estudantes a explorarem o universo da tecnologia, contribuindo para um futuro mais diverso e inovador. (Secom/PMG)
Leia também:
> Lula envia ao Congresso projetos que criam a Unind e UFEsporte
> Nossa Bolsa vai ofertar 1.000 bolsas integrais de graduação
> Mais de 80 vagas são abertas para cursos de qualificação
> Cariacica abre inscrições para cursos gratuitos de mecânica
> Envolvidos com tráfico de drogas não chegam ao ensino médio
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













