As 15 alunas de escolas da Prefeitura de Linhares, integrantes do projeto “Meninas na Robótica”, do Ifes Campus Linhares, participam neste sábado (10) da fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica 2019. O evento, aberto ao público, acontece no Sesi de Jardim da Penha, em Vitória, das 8h às 17h e contará com a participação de estudantes da rede de ensino pública e privada. As meninas buscam uma vaga para participar da etapa nacional que acontece no dia Rio Grande do Sul, nos dias 22 e 26 outubro.
A professora do Ifes e coordenadora do projeto “Meninas na Robótica”, Netalianne Heringer, informou que já está tudo organizado para competição. “Acreditamos que as pessoas estão preparadas, focamos nos principais desafios que as meninas competem. O mais importante disso tudo é que elas aprenderam muito com os trabalhos que foram desenvolvidos até chegar ao dia da olimpíada”, destacou.
A aluna Rafaella Vitoria da Silva, da EMEF Professora Maria da Penha Pazito Ventura, no Interlagos, falou da expectativa para a olimpíada. “Vai ser gratificante participar da olimpíada e espero que o robô faça o percurso certinho. A expectativa é grande para a olimpíada”, falou.
“Fico muito feliz de saber da participação das nossas alunas numa olimpíada tão importante. Estamos na torcida e orgulhosos em saber do empenho das meninas nessa competição, um público que vem conquistando cada vez mais espaço no ensino e aprendizado da robótica”, ressaltou o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.
Projeto Meninas na Robótica
As unidades de ensino contempladas foram as Emefs: Zeferino Batista Fiorot, no bairro Santa Cruz; José Modeneze, no Canivete; Samuel Batista Cruz e Professora Maria da Penha Pazito Ventura, no Interlagos; e Adelson Del Santo, no bairro Nova Esperança. O projeto visa estimular o ensino de robótica em escolas públicas de Linhares e a formação de mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil.
Cada professora orientadora recebe uma bolsa de extensão de R$ 550 e três bolsas de extensão, no valor de R$100,00 cada, para as alunas selecionadas para o projeto, além do kit de robótica do tipo Lego Mindstorm, capacitação e orientação durante 12 meses.
Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL