CIDADE

Alunos aprendem sobre preservação da Mata Paludosa em Vitória

São mais de 180 alunos desenvolvendo atividades para a educação ambiental.

Em 14/05/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Divulgação Semmam

Na manhã de ontem (13), educadores ambientais da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) iniciaram atividades para a preservação da Mata Paludosa junto a alunos do Colégio Renovação, em Jardim Camburi.

Os estudantes assistiram à palestra "Mata Paludosa, suas características e ações para preservação desse ecossistema".

As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo, com os alunos dos 1º anos A e B matutino, e Elzira Vivacqua dos Santos, com os alunos dos 4º anos C e D vespertino, também participam da ação.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, somados todos os participantes, são mais de 180 alunos desenvolvendo atividades voltadas para a educação ambiental da Mata Paludosa.

MAIS NOTÍCIAS

PMV se reúne com parceiros para ampliar oportunidades para jovens trabalhadores

A Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) reuniu, na tarde de ontem (13), instituições parceiras do Programa Adolescente Aprendiz no auditório da Casa do Cidadão, em Itararé.

Participaram da reunião representantes do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Centro de Orientação e Encaminhamento Profissional (COEP), Senac, Instituto Formar, Rede Cidadã, Centro Salesiano do Aprendiz (Cesam) e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Humano (IBDH-ES).

Os participantes receberam informações sobre o Observa Vix, o Portal de Indicadores de Vitória, com o objetivo de ampliar o número de dados voltados para o mercado de trabalho para os jovens.

O objetivo do encontro foi fortalecer o relacionamento da Semcid com as instituições e apresentar ferramentas importantes para criação de indicadores que vão direcionar políticas públicas para adolescentes que buscam o primeiro emprego.

A subsecretária de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Renata Freire, destacou a importância do trabalho na vida da juventude. "Nós não temos dúvida alguma que essa pauta é Direitos Humanos. Aprendizagem é direito fundamental. Essa reunião atingiu seu objetivo. Deliberamos em prol da cidade para avançarmos e crescermos um pouco mais. E vocês mostraram aqui que também estão nesse caminho", afirmou.

"Foi uma reunião bastante positiva porque reuniu poder público e iniciativa privada. Com isso, fortalecemos e pensamos juntos políticas mais efetivas para a juventude de Vitória", disse a coordenadora de Apoio ao Jovem Trabalhador, Greuza Nunes Pereira.

Resultados

Segundo a gerente socioeducativa e pastoral do Centro Salesiano do Aprendiz (Cesam), Luciana Castilho, a parceria da Prefeitura com a instituição é muito importante, já que, com isso, é possível uma contribuição maior para os resultados do município.

"É um trabalho que a gente consegue ter um resultado positivo. A proposta da transparência do Observa Vix é mais um passo que o município está dando para garantir a efetividade das políticas públicas voltadas para esse público".

Pedagoga do CIEE, Lídia Freire reforçou a importância da parceria para o sucesso do programa Adolescente Aprendiz.

"Foi extremamente importante. Já saímos daqui com alguns encaminhamentos, que serão colocados em pauta na próxima reunião para que o mais rápido possível possamos desenvolver um trabalho em conjunto".

Saiba mais

Com o objetivo de realizar a inserção de adolescentes no mercado de trabalho formal, a Coordenação de Apoio ao Jovem Trabalhador (CAJT), subordinada à Gerência de Encaminhamento ao Mercado e vinculada à Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), desenvolve basicamente quatro ações:

  1. Atendimento inicial a partir da realização de cadastro dos adolescentes com idade de 14 a 17 anos depois da apresentação de todos os documentos pessoais (RG, Carteira de Trabalho, CPF, Comprovante de Residência e Declaração escolar);

  2. Palestra de orientação ao mercado de trabalho: fornece orientação de como se comportar em uma entrevista de emprego, entendimento do trabalho em equipe, noções de Marketing pessoal, Ética Profissional e Esclarecimento sobre a Lei 10.097/2000 (Lei da Aprendizagem);

  3. Articulação com empresas e instituições parceiras, buscando parcerias com instituição privadas vinculadas ao Ministério do Trabalho e Emprego e Instituições de aprendizagem (CIEE e Gênesis);

  4. Seleção e encaminhamento para entrevista de emprego. Mediante a solicitação do empresário, é selecionado o perfil do adolescente que atenda à vaga ofertada e encaminhado para entrevista na empresa contratante.

Como e onde se cadastrar

As inscrições são realizadas na Casa do Cidadão, em Itararé, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas.

Cajuns têm programação lúdica e educativa contra exploração sexual de crianças

A semana será de oficinas lúdicas e também de reflexão sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes nos Serviços de Convivência Caminhando Juntos, os Cajuns.

COMPRE PELO SITE

A programação especial será realizada em todas as unidades dos Cajuns, marcando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado todos os anos em 18 de maio.

A proposta é ouvir os participantes, que estão na faixa etária impactada diretamente por essas práticas, e mobilizá-los para se protegerem e denunciarem violações. O tema será levado para eles com conteúdos adequados para cada faixa etária.

Pergunta

As crianças vão responder, com desenhos, palavras ou qualquer forma de expressão gráfica, à pergunta "Qual o seu sonho para os próximos dias 18 de maio da sua vida?".

As respostas de cada Cajun serão penduradas em um filtro dos sonhos, que será exposto em praças ou locais de grande movimentação nos arredores das unidades.

Ações

Além das oficinas de sonhos, cada unidade promoverá apresentações de dança, música e outras atrações para a comunidade, a partir de quinta-feira (16).

Haverá participação dos Cajuns, com coral e dança, também na caminhada promovida pelo Fórum Araceli, programada para a manhã de domingo (19), na praia de Camburi.

Veja a programação abaixo

Dia 16

Cajun Andorinhas: às 14 horas, na Casa do Cidadão

Cajun Engenharia Itararé: às 8h, na praça de Itararé; às 13h30, na Casa do Cidadão

Cajun Solon Borges: às 9h, na praça Odilon Grijó

Dia 17

Cajun Bela Vista: às 9h, na praça de esportes de Bela Vista; às 15h, em parceria com Cajun Bairro do Quadro, na praça de Santa Tereza

Cajuns Consolação e Jaburu: às 8h, caminhada e encontro na praça do bairro

Cajun Nova Palestina: às 8h, Emef Neusa Nunes; às 13h30, em parceria com Santo André, no Quartel da PM

Cajun Bonfim: às 8h, na praça de Eucalipto

Cajun Santo André: às 9h, caminhada em Santo André; às 13h30, com Cajuns Nova Palestina e Conquista, no Quartel da PM

Cajun Romão: às 9h, caminhada na praça de Jucutuquara

Centro de Integração Social (CIS) Conquista: às 13h30, no Quartel da PM

Dia 18

Cajuns Santo André, Nova Palestina e Conquista: às 9h, panfletagem e abordagem aos munícipes na rodovia Serafim Derenzi

Cajun Caratoíra: às 8h, na feira de Caratoíra

Dia 19

Cajun Praia do Suá: às 8h, caminhada, dança e coral na praia de Camburi

Dia 20

CIS Conquista: às 9h, na praça de Conquista

Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças

O dia 18 de maio foi estabelecido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes por relembrar o assassinato de Araceli, de 8 anos de idade, em Vitória, no ano de 1973. Araceli teve todos os seus direitos humanos violados.

A mobilização nacional tem por objetivo sensibilizar toda a sociedade - família, escola, igrejas, mídia, sociedade civil, governos e instituições de atendimento – a assumir o compromisso com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

A temática é tratada com muita atenção durante o ano inteiro nos Cajuns, com rodas de conversas, palestras, jogos, vídeos e ações lúdicas e educativas nas oficinas de artes, música, capoeira, jogos brinquedos e brincadeiras (jbb), artes circenses e dança.

As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL