CIDADE

Alunos aprendem técnicas de manipulação de alimentos

São Alunos empreendedores da Unidade de Inclusão Produtiva de Vitória.

Em 06/08/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Guiomedce Paixao - Secom/PMV

Alunos da Unidade de Inclusão Produtiva (UIP) participaram, nesta terça-feira (6), do II Treinamento de Manipuladores de Alimentos, realizado pela Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (Gsan), da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Vitória.

COMPRE O PRESENTE DO PAPAI PELO SITE

Na ação, que terá continuidade nesta quarta-feira (7), os alunos também aprenderam boas práticas de higiene para manipular corretamente os alimentos e doenças relacionadas aos produtos.

As pessoas que participam do curso trabalham no ramo da gastronomia, em variados segmentos: bolos de pote, churrasquinho, milho cozido, pizza, bombons e tortas.

“Por ser a filha mais velha de sete irmãos, aprendi a cozinhar aos 6 anos com a minha mãe, quando morávamos em Barra de São Francisco. Como uma boa italiana, gosto de cozinhar. Aprender sempre é muito bom. Os meus principais ingredientes são o capricho e fazer bem o que eu sei", disse Maria da Glória da Silva Oliveira, 67.

Glorinha, como é conhecida, faz requeijão, xá de amendoim, palha italiana, bolo de pote, bombom e chup-chup para vender.

Satisfação

Há dois meses, Fernanda Gomes, 31, decidiu fazer churrasquinho para vender em Nova Palestina, na Grande São Pedro. Ela trabalha de quarta a sábado, das 18 às 23 horas, e explica que faz tudo por conta própria.

"Eu mesma compro a carne e o frango. Preparo os temperos que sirvo. Gosto de ver a satisfação do meu cliente provando algo que eu mesma fiz. Meu grande diferencial é o meu molho caseiro. Não passo a receita para ninguém. Precisamos nos atualizar sempre", comentou Fernanda.

Práticas

"Queremos que os profissionais atendidos pela Unidade de Inclusão Produtiva percebam a importância das práticas corretas de preparo dos alimentos, de forma a garantir um produto de qualidade, com consequente fidelização do consumidor e consolidação do pequeno empreendedor no mercado de trabalho", explicou a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Semas, Laydiane Silote Barbosa.

LEIA TAMBÉM

Sine de Vitória apresenta Trabalha Vix em evento no Pavilhão de Carapina

Com o intuito de captar vagas de emprego e dar mais visibilidade às oportunidades aos trabalhadores, o Sine de Vitória vai participar do Mec Show e Expoconstruções 2019, no Pavilhão de Carapina, desta terça-feira (6) a quinta-feira (8), das 15 às 21 horas.

Durante o evento, a equipe vai apresentar o Trabalha Vix, que é uma ferramenta usada tanto pelos empresários (para o cadastro de vagas) quanto para o trabalhador (em busca das vagas), otimizando a inserção no mercado de trabalho.

Para o gerente de Encaminhamento ao Mercado da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Robson Brandão, esses eventos são uma grande oportunidade para ampliar a oferta de empregos aos cidadãos.

Incremento

O titular da Semcid, Bruno Toledo, considera que a participação da secretaria, por meio da Gerência de Encaminhamento ao Mercado, é fundamental para abrir espaço, estabelecer e fortalecer o vínculo com as empresas, possibilitando um incremento na oferta cada vez maior de vagas de emprego à população.

"Estamos investindo para reduzir o desemprego em nosso município. Temos a certeza de que, estabelecendo vínculo com empresas e novas parcerias, vamos conseguir ampliar a oferta. Queremos apresentar oportunidades de emprego aos cidadãos porque essa ação também é mais um passo para garantir a cidadania e os direitos humanos em nossa cidade", complementou Bruno Toledo.

Estande

O Sine de Vitória vai manter um estande no evento, onde serão apresentados os serviços de captação de vagas aos empresários. Para os trabalhadores, serão prestadas informações e orientações sobre oportunidades de trabalho.

Também haverá exibição do site Trabalha Vix, auxiliando os cidadãos a ter acesso aos dados disponíveis, oferta de qualificação profissional e agendamento de seguro-desemprego. A equipe também vai orientar as pessoas sobre como se cadastrarem para receber alerta de emprego de acordo com o seu perfil.

Notícias do ES, do Brasil e do Mundo, acesso gratuito e ilimitado: CCNEWS BRASIL