CIDADANIA

Alunos cadeirantes ganham ônibus acessível para atividades fora da escola

A frota municipal ganhou dois ônibus escolares acessíveis.

Em 20/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A frota municipal ganhou dois ônibus escolares acessíveis. A viagem inaugural foi realizada na manhã desta quinta-feira (20), quando 30 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek de Oliveira, em Maria Ortiz, foram transportados até o Planetário de Vitória.

Desses, três eram cadeirantes: Anna Julia Martins Dona, Alejandro Ferreira Correa e Vitor dos Santos Rodrigues Lima, que não precisava falar para demonstrar a euforia por participar de uma atividade pedagógica fora da escola junto com os colegas de sala.

Os veículos destinam-se às saídas pedagógicas e atividades fora das escolas e passam a beneficiar mais de 100 estudantes cadeirantes ou que têm mobilidade reduzida da rede municipal de ensino de Vitória.

"Uma cidade civilizada e humana tem que cuidar de todos os aspectos da acessibilidade. Esses dois ônibus vão permitir que os nossos alunos com deficiência possam ser transportados com absoluta segurança e conforto. É um grande passo para uma cidade mais humana, inteligente e educadora que nós desejamos", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, no momento da recepção aos alunos no Planetário.

Expectativa

"Era muito grande a expectativa do município em receber esses ônibus. As escolas organizavam as saídas pedagógicas e esbarravam na dificuldade de proporcionar as mesmas oportunidades aos cadeirantes com a dignidade e o respeito necessários. Essa entrega é de extrema importância para que a gente possa garantir o que é de direito desses estudantes", disse a coordenadora de Formação e Acompanhamento à Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Ana Lúcia Sodré.

Com custo zero para o município, os veículos do Programa Caminho da Escola, do Ministério da Educação (MEC), estão orçados em R$ 300 mil e foram adquiridos com recursos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE). A aquisição dos dois veículos foi possível graças à adesão da Prefeitura de Vitória ao Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, no qual assumiu a responsabilidade de executar o Plano de Ações Articuladas (PAR).

Um dos ônibus tem capacidade para 19 passageiros, sendo dois lugares exclusivos para o transporte de cadeirantes, e o outro possui 22 assentos, sendo um para cadeirante. Ambos possuem plataforma elevatória para movimentar cadeira de rodas e poltronas preferenciais com cinto de segurança subabdominal. Os veículos têm selo de inspeção do Inmetro.

Fonte:PMV