ESPORTE INTERNACIONAL
Alunos capixabas participam do revezamento da Tocha Olímpica.
A tocha passará por nove cidades do Espírito Santo, nos dias 16,17 e 18 de maio.
Em 13/05/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Após participarem do concurso de redação “O Brasil e os Jogos Olímpicos”, estudantes de cinco escolas estaduais foram selecionados para participarem do revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, que passará por nove cidades do Espírito Santo, nos dias 16,17 e 18 de maio.
Os estudantes selecionados são das escolas estaduais: Quintiliano de Azevedo, de Cachoeiro de Itapemirim; Zuleima Fortes Faria, de Guarapari; Clóvis Borges Miguel, de Serra; Godofredo Schneider, de Vila Velha e Prof. Fernando Duarte Rabelo, de Vitória.
Maísa Marabotti Dantas, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Quintiliano de Azevedo, é uma apaixonada por esportes. Ela pratica Taekwondo desde os nove anos e foi selecionada para o revezamento. “Eu escrevi uma redação sobre a educação no Brasil e sua importância. Quando eu soube que fui selecionada, nem acreditei. Não é todo dia que temos uma oportunidade como essa. Estou muito feliz em representar a educação e minha escola”, contou.
A felicidade de Maísa foi ainda maior quando o pai, que também pratica Taekwondo, foi selecionado. “Meu pai ama o esporte. Ele soube da oportunidade e também escreveu a redação para concorrer. Estou muito feliz em saber que eu e meu pai participaremos de um momento como esse”, disse empolgada.
Com o incentivo da professora de Língua Portuguesa, a aluna Caroline de Oliveira da 1ª série do Ensino Médio da Escola Clóvis Borges Miguel, também foi selecionada. “Como acompanho muito as notícias sobre esporte, foi bem fácil escrever a redação, em que o tema foi sobre as olímpiadas. Estou ansiosa para esse momento. Além de mim, toda minha família ficou muito feliz com a notícia de que eu participaria do revezamento da tocha olímpica”, disse Caroline.
O concurso de redação foi realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Educação (Consed), dirigido aos estudantes regularmente matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio das cidades participantes. As redações foram eleitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Foram selecionados três estudantes por município participante do revezamento da Tocha Olímpica, sendo dois do Ensino Fundamental – Anos Finais e um do Ensino Médio. No total, estudantes de 18 escolas capixabas foram selecionados, sendo cinco deles de escolas estaduais.
O objetivo do concurso é estimular e fortalecer nas escolas os valores olímpicos de respeito, amizade e excelência e os valores paralímpicos, de determinação, coragem, igualdade e inspiração, por meio da livre expressão dos estudantes de escolas públicas, acerca de temas relativos aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.
Tocha Olímpica Rio 2016
A tocha passará por nove cidades do Espírito Santo. Ela sairá de Itaperuna, no interior do Rio de Janeiro, direto para Cachoeiro de Itapemirim, no Sul capixaba. A chegada ao estado será na tarde do dia 16 de maio.
No dia seguinte, ela vai passar por Guarapari, Vila Velha e Vitória. Já no dia 18 de maio, o revezamento será realizado nos municípios de Serra, Aracruz, Colatina, Linhares e por último em São Mateus. Em 90 dias, o símbolo olímpico percorrerá por 300 cidades em todo o Brasil.
Secom/ES