EDUCAÇÃO
Alunos de Guarapari conhecem aldeia indígena em Aracruz
Proposta da disciplina teve como principal objetivo promover sensibilização dos estudantes
Em 14/06/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
No final do ciclo de estudos, as professoras Aline Brandão (História) e Fernanda Geraldo (Arte) promoveram uma imersão cultural na aldeia indígena Piraque-açú, de etnia Guarani, em Aracruz.
Os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Doutor Silva Mello, localizada em Guarapari, participaram da eletiva "Conscientização Turística". A proposta da disciplina teve como objetivo promover a sensibilização dos estudantes, com foco na integração e cooperação em atividades turísticas do município.
Diferentes temáticas foram apresentadas aos alunos, como o turismo de saúde, turismo religioso, turismo de esporte, turismo cultural, etnoturismo, entre outros. No final do ciclo de estudos, as professoras Aline Brandão (História) e Fernanda Geraldo (Arte) promoveram uma imersão cultural na aldeia indígena Piraque-açú, de etnia Guarani, em Aracruz.
“O encontro com as nossas raízes históricas contou com roda de conversa, em que os alunos puderam entender mais sobre o etnoturismo e a importância de manterem viva a cultura, os mitos e tradições”, disse a professora Fernanda Geraldo.
Na aldeia indígena, os estudantes e professoras participaram de apresentações musicais, danças, lançamento de arco e flecha, e conheceram o artesanato da etnia e o rio Piraque-açú.
"Foi uma mistura de emoções. Tivemos contato com coisas diferentes do nosso dia a dia. Fiquei muito feliz por aprender mais sobre a cultura indígena que não é muito falada e, em pleno século 21, ainda vemos preconceitos por ser uma cultura diferente e por conta dos estereótipos criados ao longo dos tempos", disse a estudante Betânia Santos. (As informações são a Sedu)
Leia também:
> Alunos constroem protótipos de foguetes com recicláveis
> Sedu visita as Escolas Estaduais no noroeste do Estado
> ‘Tarde de Talentos’ é realizada em escola de Afonso Cláudio
> Pesquisa revela as práticas indevidas na educação infantil
> Escolas recebem um projeto sobre o manguezal de Vitória
> Ministério da Educação retira mais R$ 220 milhões das federais
> Vitória oferece 535 vagas em 33 cursos de qualificação
> MEC vai formar professores para acolher alunos imigrantes
> Vila Velha: atendimento em Tempo Integral será ampliado
> Escola de Cariacica realiza o ‘1º Plantão Pedagógico de 2022’
> Começa hoje (7) a 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática
TAGS: GUARAPARI | ARACRUZ | ALUNOS | ALDEIA | SEDU