EDUCAÇÃO

Alunos de Redenção aprendem sobre natureza na Fonte Grande

Aproximadamente 360 crianças, e seus familiares, participaram de uma expedição na natureza.

Em 27/10/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

O objetivo é despertar o interesse das crianças pelo meio ambiente e pela sustentabilidade a partir da literatura infantil capixaba e da valorização da cultura regional, promovendo experiências que unem leitura, imaginação e contato com a natureza.

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Geisla da Cruz Militão, localizado no bairro Redenção, Vitória, se transformou em um verdadeiro cenário de encantamento e aprendizado. Aproximadamente 360 crianças, acompanhadas de seus familiares, participaram de uma manhã de descobertas e vivências com a natureza durante a Apresentação e Dinâmica do Alfabeto do Parque da Fonte Grande, conduzida pelos educadores ambientais do Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque da Fonte Grande.

A iniciativa integra o projeto "Mata Atlântica: Floresta que Ensina", desenvolvido pelo CEA em parceria com o projeto institucional do Cmei, "Leitura, Meio Ambiente e Sustentabilidade: Eu no Mundo", coordenado pela diretora Nínia Miranda de Oliveira Nunes, com participação das professoras Cléia Gouvêa dos Santos e Valéria Dias de Freitas Abreu, responsáveis pelos Grupos 5 e 6.

Objetivo

O objetivo é despertar o interesse das crianças pelo meio ambiente e pela sustentabilidade a partir da literatura infantil capixaba e da valorização da cultura regional, promovendo experiências que unem leitura, imaginação e contato direto com a natureza.

O educador ambiental e geógrafo Wilson de Souza destaca que o projeto foi planejado de forma sensível e integrada à realidade local.

"O Cmei está localizado no bairro Redenção, que faz parte do Maciço Central de Vitória - território onde essas crianças vivem e exploram o mundo. Pensamos em uma programação que fortalecesse essa conexão com o ambiente e estimulasse o diálogo sobre a importância da natureza no cotidiano delas."

Ainda segundo Wilson, o Alfabeto do Parque da Fonte Grande é uma das ferramentas pedagógicas criadas dentro do projeto Mata Atlântica: Floresta que Ensina.

"Trabalhamos com um cardápio de atividades e materiais didáticos. O alfabeto contribui diretamente para o processo de alfabetização de forma lúdico-ambiental, tornando o aprendizado mais prazeroso, envolvente e significativo."

De acordo com a diretora Nínia Miranda de Oliveira Nunes, crianças e adultos vivenciam momentos de aprendizagem e experiências em contato com a natureza.

 "É uma parceria de sucesso, onde crianças e adultos estão vivenciando momentos de aprendizagem e experiências em contato com a natureza. Parte desse projeto se materializa na construção do Alfabeto, pensado pelas professoras e pelas próprias crianças, e concretizado pelos profissionais do Parque."

O Alfabeto do Parque da Fonte Grande e os materiais do projeto Mata Atlântica: Floresta que Ensina estão disponíveis no portal InterageVix, ampliando o acesso de escolas e educadores às práticas de educação ambiental voltadas para o entorno do Maciço Central de Vitória.

Leia também:

Inscrições abertas para seletiva de vagas remanescentes do Fies
Cai de 51% para 37% uso de internet nas escolas por alunos
Governo ES anuncia novidades da Chamada Escolar 2026
Linhares aprova lei que institui Sistema Municipal de Educação
Inscrições para vagas em cursos para jovens vão até quarta

ACESSE:
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET