Apesar do cenário econômico instável no país, o Coordenador de Governo, Jolhiomar Massariol, fez uma avaliação positiva da gestão nos seis primeiros meses deste ano. Destacou as dificuldades, os sucessos e as principais obras entregues no período. Além disso, anunciou quais são os planos da gestão para o segundo semestre.
1 - COMO AVALIA OS SEIS PRIMEIROS MESES DE 2019?
Avalio positivamente. Estamos dentro do planejamento realizado no início do ano, fazendo muitas entregas, tocando obras importantes e oferecendo serviços à população. As áreas sociais ganharam bastante destaque nesses seis primeiros meses.
Avançamos na construção da UPA de Castelândia, que será entregue nos próximos meses, e o cronograma físico e financeiro da obra do Hospital Materno Infantil, que é a maior obra em andamento do Estado, também está em dia.
Na educação, trabalhamos bastante para avançar no andamento das obras dos CMEIs de Central Carapina, Vista da Serra II, Colina da Serra e da EMEF Divinópolis. Também já começamos a fazer os projetos dos CMEI de Bairro de Fátima e Campinho da Serra I e, além disso, em visita do prefeito à Brasília conseguimos a promessa de recurso do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para a construção de mais oito creches e escolas no município.
Também destaco as obras sociais e esportivas que avançaram nesses meses, como a Estação Cidadania e Cultura, de Novo Porto Canoa, a Estação Cidadania e Esporte, em Vila Nova de Colares, e a Arena Jacaraípe, que será destinada à pratica de esportes, shows e outros eventos de grande porte e deve ser entrega até o início de 2020.
Acredito que além das obras nos bairros, como drenagem, pavimentação e praças, avançamos em projetos e obras estruturantes para cidade, como a do Contorno do Mestre Álvaro, que vão oferecer mais qualidade de vida para as pessoas.
2 – O QUE A PREFEITURA ENTREGOU PARA A POPULAÇÃO NESSES SEIS PRIMEIROS MESES?
Em tempo de crise econômica, queda na receita e aumento da população da cidade, a Prefeitura de Serra tem investido em importantes e grandes obras.
Em Jacaraípe, mais de 50 mil moradores ganharam um novo espaço de lazer com a entrega das obras do Rio Jacaraípe. Além da dragagem dos 3,5 quilômetros do Rio Jacaraípe e da limpeza, foram construídos calçadão, ciclovia e uma nova passarela, o que torna o espaço mais um ponto de encontro, esporte, lazer e segurança.
Neste primeiro semestre de 2019, também foram dadas ordens de serviço para drenagem e pavimentação em Serra Dourada I, Cantinho do Céu, Praia de Carapebus, Eldorado e Carapina Grande, além da construção da rotatória de Valparaíso.
Também entregamos em março uma supercreche em Cidade Continental, setor Ásia. No mesmo mês foi inaugurada uma das maiores pistas de bicicross do país e a primeira e única oficial para competições no Estado, em Novo Porto Canoa. A pista é a única totalmente asfaltada do Brasil, por isso super-rápida e pronta para receber competições estaduais e nacionais. Antes, o local era conhecido como um dos maiores pontos viciados de entulho de Serra.
Além disso, também foram entregues no primeiro semestre de 2019 novas praças reformadas em André Carloni, Jardim da Serra, Jardim Carapina, e a quadra poliesportiva da Escola Petrônio Portela. Ordens de serviço foram dadas para construção dos campos de futebol de Vila Nova de Colares e Planalto Serrano.
Também destaco que mais de 450 famílias de Jardim Carapina receberam as escrituras dos imóveis em que moram, por meio do projeto de regularização fundiária do programa Serra, Meu Lar.
A Prefeitura de Serra também deu início ao investimento de cerca de R$ 4,2 milhões em iluminação pública na BR-101. Em Serra-Sede, quem transita pelas principais ruas e avenidas também já pode notar a eficiência do sistema de iluminação de Led, com a instalação de, aproximadamente, 350 luminárias.
No Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) a Prefeitura de Serra inaugurou mais 20 mil metros quadrados de área verde e lazer no Parque da Cidade, em Laranjeiras. Com 117 mil metros quadrados, o local é o maior parque urbano do Estado, e ganhou novos jardins, playgrounds, pistas de caminhadas, espaço para prática de calistenia e outras melhorias. O lugar está lindo!
De janeiro a junho, foram oferecidas 1.061 vagas em cursos na Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda. A Secretaria de Saúde também ofereceu 100 vagas para a as mamães e papais em curso de preparação para o parto e cuidados com o recém-nascido.
O prefeito, Audifax Barcelos, também nomeou e deu posse para 58 agentes da Guarda Civil Municipal.
3 - A PREFEITURA TEM DADO PRIORIDADE PARA ALGUMA QUESTÃO ESPECÍFICA? QUAL?
Ações sociais e obras estruturantes, como as do Hospital Materno Infantil, escolas e creches, UPA, binário da Norte Sul, rotatória do Dório Silva e entrega da rotatória de Maringá.
4 – O QUE A PREFEITURA TEM FEITO PARA DAR MAIS QUALIDADE DE VIDA PARA A POPULAÇÃO?
Acredito que ao investir em mobilidade urbana, fazendo com que as pessoas demorem menos tempo no trânsito ou possam se deslocar de bicicleta facilmente, por meio de aplicativos, estamos proporcionando mais qualidade de vida para elas.
Ampliar e estruturar o Parque da Cidade, tornando-o o maior parque urbano do estado também é investir em qualidade de vida.
Todas as ações da prefeitura, independente da área, colaboram para o desenvolvimento da cidade, bem como para o bem-estar social.
5 – COMO AVALIA O PROJETO “PREFEITURA DA SERRA PERTO DE VOCÊ” INICIADO ESTE ANO?
O prefeito gosta de trabalhar ouvindo a população e as associações de moradores. Por isso, o projeto de caminhada nos bairros está sendo positivo. Elas acontecem semanalmente, com a participação do prefeito, secretários municipais e funcionários da prefeitura. Durante o percurso são anotados pedidos, orientações e sugestões. Algumas demandas conseguimos resolver de forma imediata! E isso tem sido muito importante para a população e para nós, servidores, que estamos saindo dos gabinetes para ouvir as pessoas de perto.
6 – HÁ ALGUMA PARCERIA DA PREFEITURA COM O GOVERNO ESTADUAL?
Estamos com uma boa perspectiva de continuidade dos convênios prometidos no governo anterior, como os de revitalização da Talma Rodrigues; recapeamento e implantação de ciclovia/ciclofaixa na Avenida Norte Sul, entre o Terminal de Laranjeiras e o trevo do bairro Colina de Laranjeiras; de compra de equipamentos para o Hospital Materno. Além disso, há uma previsão de parceria com o governo para implantar dois Cras, um na região de Nova Almeida e outro em Serra-Sede.
7 – QUAL A RELAÇÃO DA PREFEITURA DE SERRA COM O GOVERNO FEDERAL?
Continuamos solicitando a continuidade dos repasses de recursos para aplicação em obras públicas, como as de creches e do Hospital Materno Infantil.
8 – QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA PREFEITURA NO PRIMEIRO SEMESTRE?
Em um cenário de baixo crescimento econômico, estamos conseguindo manter a qualidade dos serviços prestados. Isso é muito importante para nós, pois a população faz bastante uso dos equipamentos públicos.
Outro grande desafio tem sido manter a capacidade de investimento diante do cenário econômico. Mas estamos conseguindo realizar grandes e importantes obras na cidade.
9 - QUAIS SÃO OS PROJETOS DA GESTÃO PARA O SEGUNDO SEMESTRE?
Entre os diversos projetos que daremos continuidade e vamos implantar está a ampliação do sistema de videomonitoramento na cidade e a ampliação da sinalização (vertical e horizontal) da cidade.
Serra é a única cidade do Estado a contar com duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em funcionamento: em Carapina e Serra-Sede. E no segundo semestre de 2019 vai aumentar para três unidades, com a entrega da UPA de Castelândia.
Também vamos dar início à construção da nova rotatória do Hospital Dório Silva, a maior de Serra. A prefeitura vai investir R$ 60 milhões para construir um mergulhão na rotatória, com 150 metros, três faixas em sentido único para carros de passeio e duas faixas de mão e contramão exclusivas para o transporte coletivo. O projeto prevê, ainda, a construção de uma praça, estacionamento público, calçadas e ciclovias.
O prefeito também anunciou as obras para transformar em mão única trecho da Norte Sul, da entrada da ArcelorMittal Tubarão até a entrada da ES-010. O sentido da mão única será Vitória x Serra e as obras devem durar um ano. Serão três faixas e uma ciclofaixa. É uma obra de grande impacto muito importante para a cidade.