EDUCAÇÃO
Alunos de Tempo Integral terão oficinas sobre meio ambiente em parques
Alunos do programa Tempo Integral terão oficinas de meio ambiente em Vitória (ES)...
Em 01/04/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A partir deste mês, alunos do programa Tempo Integral terão oficinas de meio ambiente nos parques municipais de Vitória. Serão 350 estudantes, do 1º ao 9º ano, de cinco Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef), que participarão, uma vez por semana, de trilhas interpretativas e workshops sobre resíduos e água, entre outras atividades, tudo integrado aos conteúdos tratados em sala de aula.
No segundo semestre, outros 350 alunos das mesmas escolas serão contemplados. "Queremos que eles sejam multiplicadores de uma nova atitude sobre o meio ambiente em suas turmas e em toda a escola", explica a coordenadora de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Fátima Burzlaff.
"A ação visa potencializar a formação dos estudantes atendidos pelo Tempo Integral quanto às questões ambientais e à cidadania", diz Idelvon Poubel, assessor técnico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).
As atividades foram planejadas em conjunto por profissionais de Educação Ambiental da Semmam e gestores das escolas envolvidas. Dessa forma, os conteúdos são tratados de forma mais adequada e dentro da perspectiva de Cidade Educadora, que privilegia o ambiente da cidade com seus espaços propícios às vivências e às aprendizagens.
As oficinas serão realizadas nos Centros de Educação Ambiental situados no interior dos parques mais próximos das unidades de ensino:
Unidade de Ensino Bairro Centro de Educação Ambiental
Emef Castelo Branco Ilha do Príncipe Parque Moscoso
Emef Éber Louzada Zippinotti Jardim da Penha Parque Pedra da Cebola
Emef Orlandina D’Almeida Lucas São Cristóvão Parque Barreiros
Emef Arthur da Costa e Silva Bairro República Parque Padre Afonso Pastore
Emef Paulo Freire Inhanguetá Parque da Fonte Grande
Sete parques de Vitória contam com os Centros Municipais de Educação Ambiental (CMEA), que funcionam de terça a sexta-feira, das 8 às 17 horas, com atendimento agendado. Além dos envolvidos nessa ação, estão abertos ao público os CMEA´s da Gruta da Onça e do Horto de Maruípe.
Fonte:PMV