EDUCAÇÃO
Alunos de Viana (ES) entram no clima das Paralimpíadas.
São 30 alunos especiais que participam das competições de futebol adaptado.
Em 13/09/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Cadeirantes, autistas e outros com dificuldades intelectuais. Diferenças que não trazem nenhum tipo de dificuldade para 30 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Marcílio de Noronha, em Viana. Eles entram em cena, ou melhor, em quadra, no próximo dia 30 para darem uma lição de vida, de superação e de talento. Se o Rio de Janeiro sedia os Jogos Paralímpicos Rio 2016, em Viana tem os Jogos Paralímpicos entre estes alunos. O objetivo é vivenciar a emoção de maneira lúdica e inclusiva, dentro da própria unidade de ensino onde estes 30 alunos já estudam.
A professora da Educação Especial da EMEF Marcílio de Noronha, Regina Lúcio Santana, enfatiza que a ideia é trazer os Jogos Paralímpicos para dentro da escola com o intuito de mostrar que eles são capazes de se superarem e que têm talento no esporte que estiverem participando, além disso nosso foco também é despertar o interesse e levar as pessoas a entenderem as necessidades especiais.
“Promover a inclusão social é a nossa missão nestes Jogos Paralímpicos entre os alunos. Queremos trabalhar as modalidades com todos os alunos e não somente com os alunos especiais. As modalidades esportivas serão adaptadas para a participação de todos”, explica. O evento contará com abertura oficial e entrada da tocha paralímpica. Nas modalidades esportivas estão confirmadas o futebol adaptado e caminhada com obstáculos. Para fechar a festa os alunos serão premiados com medalhas.
Serviço:
Jogos paralímpicos na EMEF Marcílio de Noronha
Dia: 30 de setembro
Horário: a partir das 07 horas
Local: quadra da escola da EMEF Marcílio de Noronha
Fonte: Secom/Viana